Arquivo de 'história' Categoria

jan 28 2013

Provérbios e expressões

Banzai – 万歳

Literalmente, dez mil anos; significa muitos anos, longo tempo. Tradicionalmente é como o povo em todo dois de janeiro se postava diante do Palácio Imperial para cumprimentar o Imperador, formulando-lhe votos de saúde e longo reinado. A expressão passou para o povo que a utiliza para celebrar vitória em eleições ou competições esportivas. Equivale ao brasileiro “viva”, porém, mais formal. A comunidade nipo-brasileira daqui a utiliza geralmente quando se celebra o Brasil ou a amizade entre o Brasil e o Japão. Para comemorações quando se faz o brinde, erguendo-se as taças, utiliza-se o “kanpai”.

Bouzu – 坊主

Originalmente significava exclusivamente “monge budista chefe”, título conferido aos monges de elevada posição hierárquica. Ser chamado de bouzu era alta honraria conferida ao seguidor do budismo. No Período Heian (794-1185) surgiu o termo houshi (法師 ), para designar o monge e o original bouzu passou a designar todo fiel budista ligado ao templo e posteriormente, todo homem de cabelos curtos. No período em que os meninos raspavam a cabeça eram chamados também de bouzu. Hoje, é sinônimo de pessoa careca.

Hashi – 箸

O arroz foi introduzido na culinária japonesa no período Yayoi (300 a.C. – 250 d.C.). Nessa época o hashi era utilizado partindo-se ao meio o original longo. A semelhança com o bico dos pássaros – kuchibashi (kuchi=boca, hashi=ponta, borda, extremidade), deu-lhe o nome.

 

Referência

OTSUKI, Hiroshi; GRINDSTAFF, Bradley. Cultural keys: the history of japanese words and phrases. Tokyo: The Hokuseido Press, 1995.


Use as estrelas abaixo para dar uma nota a este artigo:
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (Este artigo ainda não foi avaliado)


Imprima uma versão mais simples deste artigo.
Gostou? Recomende este artigo por email. Gostou? Recomende este artigo por email.

Por enquanto, nenhum comentário. Comente.

jet horizontal

nov 05 2012

Etimologia do kanji | As 4 estações: haru, natsu, aki, fuyu

Haru – primavera –

 É a estação do ano quando a maior abundância do sol permite a renovação das plantas, com as flores dando frutos e semente, e plantas crescendo com galhos novos. O pictograma representa a semente recém-germinada, acima à direita, envolvida pelo mato, tudo crescendo na presença do sol, acima à esquerda. É a estação da renovação, do crescimento, dos frutos. 

Natsu – verão –  

Há várias versões para a origem desse pictograma. Uma delas representa o corpo nu que deseja se refrescar, vendo-se apenas as partes: os braços, pernas e rosto. Outra versão representa o homem dançando durante os festivais que costumam ocorrer no verão: os pés estão em movimento, dançando (a parte inferior) e o rosto coberto por máscara; e uma terceira versão diz que a parte superior é o rosto coberto por máscara e logo abaixo, a roupa, significando que é nessa estação que as plantas se cobrem e se vestem. 

Aki – outono –  

Pictograma que se forma com o radical arroz, do lado esquerdo, e fogo. Os antigos agricultores promoviam uma festa em comemoração ao término da colheita do arroz – origem da cerimônia Niinamesai. (O imperador oferece e depois partilha com os deuses o arroz da primeira colheita. Ocorre no palácio imperial no dia 23 de novembro). Após o armazenamento dos grãos, queimava-se a palha. É quando se ouve por todo o campo o canto dos grilos. No kanji antigo, acima à esquerda, havia ainda um grilo e à sua esquerda, o fogo, representado pelos quatro pontos. Com a gradativa simplificação ficou apenas o “arroz” e o “fogo”, forma do kanji atual.

Fuyu – inverno –  

Pictograma bastante simples. A parte superior é água que deixa de correr, representada por traço horizontal. A parte inferior, é água já congelada.

Referências:

TSUJI, Yoshiaki (Kei-un). Kanji no naritachi jiten. Tokyo: Kiyoiku shuppan, 2011

PAPINOT, E. Historical and geographical dictionary of Japan. Tokyo: Charles e Tuttle, 1984

WILLIANS, Noriko Kurosawa. The key to kanji. [S.l.]:  Cheng & Tsui, 2010


Use as estrelas abaixo para dar uma nota a este artigo:
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (Este artigo ainda não foi avaliado)


Imprima uma versão mais simples deste artigo.
Gostou? Recomende este artigo por email. Gostou? Recomende este artigo por email.

1 comentário

jet horizontal

Pages: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 ... 42 43 44 Next

Pages: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 ... 42 43 44 Next