artes marciais

Fontes ideológicas das artes marciais japonesas

150 150 Iochihiko Kaneoya

O Japão sempre foi fiel aluno e profundo admirador da cultura da China e da Coréia. Importou da China o budismo, o confucionismo, as artes, a escrita, o sistema político, instrumentos musicais, usos e costumes. Os coreanos ensinaram a arte da fundição, da carpintaria e incentivados pelo príncipe Shotoku, a escrita chinesa kanji foi ensinada pelo mestre coreano Wang-I aos iletrados japoneses do século VI, como instrumento necessário para o aprendizado do budismo.

read more

100 anos de imigração | O imigrante e sensei de judô Sukeji Shibayama – III

150 150 Iochihiko Kaneoya

Agora pai, levei meus filhos para treinar judô na mesma academia.
Sensei me recebeu com alegria. Contou-me a história da academia desde que eu havia me ausentado. Enquanto as crianças treinavam, conversávamos. Quase sempre assuntos filosóficos, o de que mais gostava e a sua estreita relação com o judô.

read more

O Bushidô

150 150 Iochihiko Kaneoya

A concepção que o ocidente costuma atribuir ao Bushidô (literalmente, o caminho do guerreiro; no ocidente, livremente traduzido como código de honra do guerreiro samurai), é algo restrito apenas à conduta dos samurais.

read more

100 anos de imigração | O imigrante e sensei de judô Sukeji Shibayama – II

150 150 Iochihiko Kaneoya

Algumas vezes sensei me chamou para demonstrar golpes. Já havia treinado com vários faixas pretas e marrons. Acho que só um judoca consegue entender o que vou dizer.

read more

100 anos de imigração | O imigrante e sensei de judô Sukeji Shibayama – I

150 150 Iochihiko Kaneoya

Alguns meses de academia, já com alguma confiança na habilidade e força dos meus braços e pernas, pela primeira vez treinei com sensei Shibayama. Me chamou para treinarmos golpe de chão (newaza).

read more

Ninja [忍者]

150 150 Rafael

Ninja [忍者] ou Shinobi era uma organização secreta marcial que habitava as províncias de Iga e Koga, no Japão. Eram conhecidos por suas habilidades de infiltração, no Japão feudal do século XIV.

read more

Samurai [侍]: disciplina, lealdade e mestria nas artes marciais

150 150 Bruno Kaneoya

“Assim como a flor de cerejeira é a flor por excelência, da mesma forma o samurai é, entre os homens, o homem por excelência”.

read more

Sumô (相撲)

150 150 Bruno Kaneoya

O sumô é um tradicional esporte de contato no qual dois lutadores (rikishi), duelam entre si em uma área circular chamada dohyo, com o objetivo de fazer com que o adversário toque alguma parte do corpo no chão ou saia da área delimitada.

read more

Kyūdō (弓道) | A história do Kyūdō

150 150 Rafael

O Kyūdō(caminho do arco) era denominado antigamente por Kyūjutsu. Há, ainda, incertezas quanto a real origem desta modalidade que encanta e fascina muitos ocidentais. O Kyūdō está relacionado intrinsecamente com…

read more

Kyūdō (弓道) | O que é Kyūdō?

150 150 Rafael

O Japão possui inúmeras artes marciais, dentre elas, a mais antiga é o Kyūdō (弓道,O Caminho do Arco). A arte do arco e flecha, assim como outras artes japonesas, busca…

read more