Arquivo de 'gastronomia' Categoria

mai 06 2013

Soba | 蕎麦

Ao mudar de residência, o japonês costuma oferecer o soba aos seus vizinhos e ao senhorio. Esse costume de se oferecer o soba, chamado soba da mudança, nasceu nos finais do Período Edo (1603-1868).

Em japonês, soba significa também perto, e o macarrão tem fios longos que não se partem facilmente, razão porque é oferecido pelo novato aos vizinhos, como a manifestação do desejo de que a amizade seja tão próxima, longa e resistente, como os fios do soba.

O trigo sarraceno, com que é feito o soba, foi trazido da China no Período Jomon (14000 a.C. – 200 d.C.), mas foi depois que o trigo começou a ser consumido na forma de macarrão, adquirindo o formato atual, longo e resistente, no Período Edo. Entre os anos 710 e 794, no Período Nara, o trigo era consumido cozendo-o como o arroz. Com o passar do tempo, novas variantes foram surgindo, misturando-se água ao trigo (soba-gaki) ou recheado com verduras em salmoura (tsukemono) ou com feijão vermelho (soba-mochi). Mais tarde, misturou-se também a farinha de trigo, que era escassa, ao trigo sarraceno que era mais abundante por se dar melhor em terras áridas. Para se dar mais consistência, passou-se a utilizar outros ingredientes que eram misturados à massa: inhame, alga marinha e ovo, adquirindo a forma atual, chamada soba-kiri.

Hoje o soba faz parte da culinária cotidiana japonesa, adicionando-se caldo quente ou frio, mas há o costume do consumo em ocasiões especiais: o toshikoshi- soba, é o consumido na passagem do ano, costume mais rigorosamente seguido do que o misoka-soba, consumido no último dia de cada mês. A tradição do soba da mudança já não é tão popular como nos tempos em que não havia os profissionais da mudança e eram os parentes e vizinhos que entravam em ação, mas permanece o costume de se degustá-lo entre os que ajudam o novato a se instalar na nova residência.

As ocasiões para consumo mudam; o que permanece inalterada é a mensagem de amizade próxima, longa e duradoura.

Referência

Revista Nipônica, n. 4 (2011)


Use as estrelas abaixo para dar uma nota a este artigo:
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (Este artigo ainda não foi avaliado)


Imprima uma versão mais simples deste artigo.
Gostou? Recomende este artigo por email. Gostou? Recomende este artigo por email.

2 comentários

jet horizontal

fev 04 2013

Taiyaki | たい焼き

Taiyaki (たい焼き: pargo assado) é um tipo de bolo japonês. Pode ser doce, com recheio de creme, chocolate, ou o tradicional azuki (feijão vermelho adocicado), ou salgado, com presunto e queijo ou somente esse último ingrediente. Em alguns lugares, é possível encontrar sabores como salsicha, gyoza e okonomiyaki.

A origem do taiyaki data de 1909, quando uma loja de doces chamada Naniwaya, localizada em Azabu, Tokyo, criou esse tipo de bolo, que ficou famoso e pode ser encontrado em praças de alimentação e em festivais.

A maioria dos taiyaki são amarelados, no entanto, existem uns esbranquiçados. Estes, são oferecidos pela rede de taiyaki, Onagaya, cuja origem está relacionada à Prefeitura de Fukuoka, e ao ano de 2007. Esta rede não vende apenas taiyakis brancos, mas amarelos, cinzas (feitos de “goma” – gergelim), verdes (de chá verde), amarronzados (de chocolate) etc.

Tai |鯛

O peixe pargo pode ser encontrado nas províncias de Chiba e de Ehime, no Japão, dentre outros lugares no mundo. Ele está presente na cultura japonesa devido a alguns fatos que aconteceram na história desse país.

 

Provérbios

“Tai no o yori iwashi no atama”: “Antes a cabeça da sardinha do que a cauda do pargo”.

Este provérbio significa que, ao invés de ficar tentando realizar uma coisa grande, e ser passado para trás por outras pessoas, é melhor planejar algo menor.

“Ebi de tai o tsuru”: “O camarão é a isca do pargo”

Este provérbio é utilizado no sentido de “arriscar um peixe pequeno para fisgar um grande” ou “um pequeno presente pode trazer uma recompensa grande”.

“Kusatte mo tai”: “Mesmo podre, é pargo”.

O pargo é o rei dos peixes, mesmo apodrecendo. O que é bom, mesmo que estrague, não perde a qualidade.

 

Vídeo sobre taiyaki:

Referências

GOUKADESIGN. Japanese food taiyaki. [S.l.]: Goukaseishi, 2011. Disponível em: <http://www.goukaseishi.com/2011/08/07/japanese-food-taiyaki/>. Acesso em: 27 jan. 2013.

TAIYAKI. In: Wikipedia. [S.l.]: Wikipedia, [s.d.]. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Taiyaki>. Acesso em: 27 jan. 2013.


Use as estrelas abaixo para dar uma nota a este artigo:
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (Este artigo ainda não foi avaliado)


Imprima uma versão mais simples deste artigo.
Gostou? Recomende este artigo por email. Gostou? Recomende este artigo por email.

Por enquanto, nenhum comentário. Comente.

jet horizontal

Pages: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 ... 13 14 15 Next

Pages: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 ... 13 14 15 Next