festivais

Xintoismo: mitologia e sua influência na formação da cultura e do caráter do povo japonês

150 150 Iochihiko Kaneoya

A concepção do xintoísmo para o japonês era de si tão natural, genérica e vasta, que até a chegada do budismo no século VI, não tinha nome especificado. Quando se…

read more

Shichi-go-san | 七五三

150 150 Paula Hidemi Kaneoya

  O Shichi-go-san (七五三) é comemorado no dia 15 de Novembro. Nesta data, meninas de 3 e 7 anos e meninos de 3 e 5 anos, vestidos em kimonos especiais,…

read more

Bonecas de Hakata | 博多人形

150 150 Paula Hidemi Kaneoya

As bonecas de Hakata (博多人形) são tradicionais bonecas de argila, originalmente de Fukuoka, antiga Hakata (até 1889). A origem das bonecas data do século XVII, quando o Castelo de Fukuoka…

read more

2º Hanamatsuri de Florianópolis

150 150 Paula Hidemi Kaneoya

A segunda edição do Hanamatsuri aconteceu no dia 14 de abril, sábado, na Praça Getúlio Vargas, conhecida como Praça dos Bombeiros, em Florianópolis/SC. O evento foi realizado por meio da parceria ZenFloripa (comunidade…

read more

Uma História. Um Memorial. A Unidos Canta a Paz Universal

150 150 Paula Hidemi Kaneoya

A escola de samba Unidos do Herval, que abriu o carnaval de Joaçaba/SC, contou a história dos primeiros imigrantes japoneses em Santa Catarina, que se instalaram em Frei Rogério. O…

read more

Oshougatsu (お正月): o ano novo japonês

150 150 Hisae Yagura Kaneoya

O ano novo japonês – oshougatsu (お正月) –  é celebrado no dia 01 de janeiro. A data, antes de 1873, era comemorada juntamente com os coreanos, chineses e vietnamitas, pois …

read more

O UNDO-KAI

150 150 Iochihiko Kaneoya

  O UNDO-KAI Os imigrantes japoneses trouxeram ao Brasil o costume da realização anual do Undo-kai, mais conhecido entre nós como Gincana poli-esportiva. A princípio era realizado em comemoração ao…

read more

Hinamatsuri (雛祭り) Festival de Bonecas – O Dia das Meninas

150 150 Iochihiko Kaneoya

O dia 03 de março é conhecido como Hinamatsuri (雛祭り). É uma festa típica japonesa. Tem como ritual a montagem de altares com panos vermelhos em degraus, chamados de hinadan,…

read more

Obon [お盆]

150 150 Bruno Kaneoya

Obon [お盆] é a ocasião onde os japoneses prestam homenagens aos antepassados. Tão importante quanto o ano novo, esta comemoração budista originária do século VII, começa no dia 15 de julho em algumas regiões como Tokyo, Yokohama e Tohoku, e 15 de agosto em Kanto, Chugoku, Shikoku e Kyushu.

read more

Tanabata Matsuri [七夕祭り] | As tradições e costumes

150 150 Haruna

Durante o Festival Tanabata é costume escrever pedidos em tiras de papéis coloridos (tanzaku) [短冊] e amarrá-los em ramos de bambus (sasa no ha) [笹の葉], que simbolizam a purificação. A tradição diz: “Olhe para o céu e escreva o seu pedido”. Se os pedidos forem do fundo do coração, eles serão atendidos pelo casal de estrelas apaixonadas, como uma forma de gratidão pela dádiva recebida.

read more

Tanabata Matsuri [七夕祭り] | Festival das Estrelas

150 150 Haruna

Tanabata Matsuri [七夕祭り] é um festival japonês comemorado anualmente no 7º dia do 7º mês do ano. Originado há 2 mil anos da mescla de várias outras festividades, principalmente uma festa chinesa chamada Kikkouden [乞巧奠], o festival também é conhecido como o Festival das Estrelas.

read more

Awa-odori [阿波踊り] | A dança folclórica japonesa

150 150 Haruna

Awa-odori é uma dança folclórica da província de Tokushima, localizado na Ilha de Shikoku. É uma dança típica que representa o carnaval japonês, comemorado durante as festividades de verão. A tradução literal da palavra significa:

read more