Arquivo de 'literatura' Categoria

nov 05 2012

Etimologia do kanji | As 4 estações: haru, natsu, aki, fuyu

Haru – primavera –

 É a estação do ano quando a maior abundância do sol permite a renovação das plantas, com as flores dando frutos e semente, e plantas crescendo com galhos novos. O pictograma representa a semente recém-germinada, acima à direita, envolvida pelo mato, tudo crescendo na presença do sol, acima à esquerda. É a estação da renovação, do crescimento, dos frutos. 

Natsu – verão –  

Há várias versões para a origem desse pictograma. Uma delas representa o corpo nu que deseja se refrescar, vendo-se apenas as partes: os braços, pernas e rosto. Outra versão representa o homem dançando durante os festivais que costumam ocorrer no verão: os pés estão em movimento, dançando (a parte inferior) e o rosto coberto por máscara; e uma terceira versão diz que a parte superior é o rosto coberto por máscara e logo abaixo, a roupa, significando que é nessa estação que as plantas se cobrem e se vestem. 

Aki – outono –  

Pictograma que se forma com o radical arroz, do lado esquerdo, e fogo. Os antigos agricultores promoviam uma festa em comemoração ao término da colheita do arroz – origem da cerimônia Niinamesai. (O imperador oferece e depois partilha com os deuses o arroz da primeira colheita. Ocorre no palácio imperial no dia 23 de novembro). Após o armazenamento dos grãos, queimava-se a palha. É quando se ouve por todo o campo o canto dos grilos. No kanji antigo, acima à esquerda, havia ainda um grilo e à sua esquerda, o fogo, representado pelos quatro pontos. Com a gradativa simplificação ficou apenas o “arroz” e o “fogo”, forma do kanji atual.

Fuyu – inverno –  

Pictograma bastante simples. A parte superior é água que deixa de correr, representada por traço horizontal. A parte inferior, é água já congelada.

Referências:

TSUJI, Yoshiaki (Kei-un). Kanji no naritachi jiten. Tokyo: Kiyoiku shuppan, 2011

PAPINOT, E. Historical and geographical dictionary of Japan. Tokyo: Charles e Tuttle, 1984

WILLIANS, Noriko Kurosawa. The key to kanji. [S.l.]:  Cheng & Tsui, 2010


Use as estrelas abaixo para dar uma nota a este artigo:
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (Este artigo ainda não foi avaliado)


Imprima uma versão mais simples deste artigo.
Gostou? Recomende este artigo por email. Gostou? Recomende este artigo por email.

1 comentário

jet horizontal

jun 19 2011

Etimologia do kanji

Caminho (do, to, michi) – 道 

Significa caminho, via, estrada. Formado por um radical que significa pés (parte da esquerda) e outro à direita que significa pescoço (kubi). O radical pés dá ideia de movimento, de ir, caminhar, de andar para frente, avançar. Em tempos antigos os homens acreditavam que carregar as cabeças do inimigo como sinal de vitória e eficácia de sua ação, espantava os maus espíritos. Depois, costumavam deixá-las expostas na entrada principal dos povoados. Onde estavam as cabeças era então a estrada, o caminho.

referência:

http://www.arctranslation.com/kanji.html

 

Felicidade; boa sorte  (fuku) –  福 

     

Formado a partir do radical à esquerda que significa altar para oferendas (os traços inferiores significam, a partir da esquerda, a lua, o sol e a estrela). A da direita é composta por uma roça, uma grande boca  e um frasco de saquê, o que significa saúde. Felicidade então, é ter boca ou saúde para desfrutar do alimento, do saquê e ter um altar para as oferendas, ou seja, comer, beber e ter uma crença: saúde do corpo e da alma. Com o tempo, seu significado original deixou o campo religioso e hoje significa felicidade de modo geral e boa sorte.

referências:

The key to kanji – Noriko Kurosawa Williams – Cheng & TsuiCompany, Inc, 2010, pág 268

ilustração:  http://www.arctranslation.com/kanji.html


Use as estrelas abaixo para dar uma nota a este artigo:
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (Este artigo ainda não foi avaliado)


Imprima uma versão mais simples deste artigo.
Gostou? Recomende este artigo por email. Gostou? Recomende este artigo por email.

Por enquanto, nenhum comentário. Comente.

jet horizontal

Pages: 1 2 3 4 Next

Pages: 1 2 3 4 Next