Arquivo de 'curiosidades' Categoria

mai 06 2013

Soba | 蕎麦

Ao mudar de residência, o japonês costuma oferecer o soba aos seus vizinhos e ao senhorio. Esse costume de se oferecer o soba, chamado soba da mudança, nasceu nos finais do Período Edo (1603-1868).

Em japonês, soba significa também perto, e o macarrão tem fios longos que não se partem facilmente, razão porque é oferecido pelo novato aos vizinhos, como a manifestação do desejo de que a amizade seja tão próxima, longa e resistente, como os fios do soba.

O trigo sarraceno, com que é feito o soba, foi trazido da China no Período Jomon (14000 a.C. – 200 d.C.), mas foi depois que o trigo começou a ser consumido na forma de macarrão, adquirindo o formato atual, longo e resistente, no Período Edo. Entre os anos 710 e 794, no Período Nara, o trigo era consumido cozendo-o como o arroz. Com o passar do tempo, novas variantes foram surgindo, misturando-se água ao trigo (soba-gaki) ou recheado com verduras em salmoura (tsukemono) ou com feijão vermelho (soba-mochi). Mais tarde, misturou-se também a farinha de trigo, que era escassa, ao trigo sarraceno que era mais abundante por se dar melhor em terras áridas. Para se dar mais consistência, passou-se a utilizar outros ingredientes que eram misturados à massa: inhame, alga marinha e ovo, adquirindo a forma atual, chamada soba-kiri.

Hoje o soba faz parte da culinária cotidiana japonesa, adicionando-se caldo quente ou frio, mas há o costume do consumo em ocasiões especiais: o toshikoshi- soba, é o consumido na passagem do ano, costume mais rigorosamente seguido do que o misoka-soba, consumido no último dia de cada mês. A tradição do soba da mudança já não é tão popular como nos tempos em que não havia os profissionais da mudança e eram os parentes e vizinhos que entravam em ação, mas permanece o costume de se degustá-lo entre os que ajudam o novato a se instalar na nova residência.

As ocasiões para consumo mudam; o que permanece inalterada é a mensagem de amizade próxima, longa e duradoura.

Referência

Revista Nipônica, n. 4 (2011)


Use as estrelas abaixo para dar uma nota a este artigo:
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (Este artigo ainda não foi avaliado)


Imprima uma versão mais simples deste artigo.
Gostou? Recomende este artigo por email. Gostou? Recomende este artigo por email.

2 comentários

jet horizontal

fev 19 2013

Etimologia do kanji

Sun ( 寸 ) – pouco

Equivale a 3,0303 cm e fazia parte do antigo sistema de medidas japonês. Originou-se pela indicação de um dedo apontando para a base do dedo polegar, mostrando a medida a que se quer referir. Como era a menor unidade de comprimento utilizada, significava também “pouco” e por extensão passou a significar também “modesto” (termo polido para se referir às coisas do falante). O sistema de medidas foi substituído pelo sistema métrico mas sobraram alguns resquícios na língua. Ex: sunshi (寸志 ) – pequena contribuição que se costuma oferecer em eventos; chotto (一寸) – um instante; sunbun chigawanai (寸分違わない)。

Sei (世) – geração, mundo

Formado por três algarismos dez (十) indicava o antigo algarismo trinta, tempo que dura uma geração. Passou então a indicar uma geração  ou o mundo. Ex. sansei (三世) – terceira geração; sekai (世界 ) – mundo.

Sei (生) – vida, viver, nascer

O kanji mostra uma planta crescendo, saindo do solo. Significa vida, estar vivo, cru, viver, nascer.

Iu (言) – falar, palavra

Kanji que se formou por combinação pela justaposição, do significado de “boca”, kuchi(口) e pela pronúncia de “agulha”, shin

(辛), utilizada para tatuagens, que tem a mesma pronúncia de shin ( ), coração, alma. Palavra, para os antigos, era aquilo que vem do coração e sai da boca.

Referência 

YAMADA, Katsumi. Kanji jigenjiten. Tokyo. 2010


Use as estrelas abaixo para dar uma nota a este artigo:
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (Este artigo ainda não foi avaliado)


Imprima uma versão mais simples deste artigo.
Gostou? Recomende este artigo por email. Gostou? Recomende este artigo por email.

Por enquanto, nenhum comentário. Comente.

jet horizontal

Pages: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 ... 34 35 36 Next

Pages: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 ... 34 35 36 Next