mitologia

Xintoismo: mitologia e sua influência na formação da cultura e do caráter do povo japonês

150 150 Iochihiko Kaneoya

A concepção do xintoísmo para o japonês era de si tão natural, genérica e vasta, que até a chegada do budismo no século VI, não tinha nome especificado. Quando se…

read more

A origem do termo Kamikaze [神風], o vento divino

150 150 Rafael

Os japoneses atribuíram estes dois acontecimentos milagrosos a “ventos divinos” (kamikaze). Tal fato contribuiu para a crença de que o Japão era uma terra protegida pelo divino (shinkoku).

read more

Saquê [酒] | A bebida da prosperidade

150 150 Haruna

O saquê [酒] é uma bebida fermentada que vem desempenhado um papel central na vida e na cultura japonesa nos últimos 2000 anos. Feita principalmente de arroz e fabricada a partir da utilização de microorganismo chamado Koji e leveduras, possui um teor alcoólico de aproximadamente 16%.

read more

Kodomo no hi (こどもの日) | Dia das crianças

150 150 Bruno Kaneoya

Kodomo no hi [こどもの日] é o dia das crianças japonês. É o dia para se respeitar as crianças e comemorar a sua felicidade.

read more

Lendas do japão | A raposa (狐)

150 150 Rafael

No folclore japonês, a raposa e o texugo eram considerados ilusionistas e viviam pregando peças. Conta uma antiga lenda que, nos arredores de uma pequena cidade, vivia uma família de…

read more

Sumô (相撲)

150 150 Bruno Kaneoya

O sumô é um tradicional esporte de contato no qual dois lutadores (rikishi), duelam entre si em uma área circular chamada dohyo, com o objetivo de fazer com que o adversário toque alguma parte do corpo no chão ou saia da área delimitada.

read more

A alma do povo japonês | Conseqüências políticas

150 150 Iochihiko Kaneoya

Trazidas da China, a princípio como produtos culturais de uma sociedade altamente desenvolvida, cedo os shoguns perceberam a eficácia das doutrinas do budismo e do confucionismo como instrumento de controle dos governados.

read more

A alma do povo japonês | Simbologia xintoísta

150 150 Iochihiko Kaneoya

Bandeira Nacional: a divindade máxima do xintoísmo, Amaterasu, a deusa do Sol, ocupa o centro do pavilhão em forma de círculo vermelho sobre o fundo branco.

read more

A alma do povo japonês | Mitologia

150 150 Iochihiko Kaneoya

A cosmogonia japonesa é explicada pelo Shintoismo, ou Xintoismo, já aportuguesado, baseado nos mais antigos escritos japoneses, o Kojiki (relato de fatos antigos), do ano 712 e o Nishonshoki (relato de fatos do Japão) de 720.

read more

Lendas do Japão (日本の昔話) | Momotaro

150 150 Rafael

Há muito tempo, em uma vila distante, vivia um casal de simpáticos velhinhos. Num certo dia, o velhinho colhia gravetos de madeira na montanha e a velhinha lavava roupas no…

read more

A alma do povo japonês | Introdução

150 150 Iochihiko Kaneoya

O mundo não entendia de onde vinha este aguerrido espírito de combate, o que fazia com que jovens de 16 anos se alistassem nas Forças Armadas para pilotar aviões e torpedos suicidas.

read more

Mitologia e esporte | O corvo de três patas?

150 150 Rafael

O escudo da Associação de Futebol do Japão (www.jfa.or.jp) é também o emblema que estampa a camisa do time de futebol. Um corvo com três patas foi adotado como símbolo…

read more