Nipocultura: a cultura japonesa ao seu alcance

Arquitetura minimalista japonesa

Esta casa fica em Shiga, no Japão e foi projetada por FORM/Kouichi Kimura Arquitetos.

Chamada de Casa da Reticência, ela é composta por blocos criando pátios triangulares pelo terreno.

O corredor central no térreo leva ao quarto principal, quarto das crianças, “washitsu” ou cômodo  no estilo japonês, enquanto que a sala de estar, cozinha e a sala de jantar no andar superior se abrem para a varanda.

O texto abaixo é do próprio arquiteto Kouichi Kimura:


Casa da Reticência

Esta casa foi construída em terreno triangular com largura de 18 metros.

O cliente pediu que se fizesse uma casa que usasse da melhor forma possível esse terreno característico para criar uma residência, tanto com privacidade quanto com a sensação de um espaço aberto.

A construção foi feita de forma escalonada, ao longo do terreno, junto com uma grande parede.

Como uma das características externas da casa feita com o bom uso da largura do terreno, criou-se uma fachada orientada para a paisagem que permite a linha de visão das pessoas na direção horizontal.

O desenho do espaço interior também tira vantagem do terreno triangular. No térreo a entrada fica bem no centro e em ambos os lados, no final do terreno, existem jardins que são separados pelo cômodo no estilo japonês.

House of Reticence by FORMKouichi Kimura Architects

Como a linha de visão foi projetada para ser a maior possível, o espaço interno é visualmente expandido dando a impressão de espaço mais aberto.

No andar superior a sala de estar e a varanda estão localizadas em ambas as extremidades. O forro da sala foi projetado mais alto do que o dos outros cômodos, dando a impressão de espaço ainda maior.

As aberturas na sala de estar, como a parede de vidro da varanda, onde há um banco logo abaixo, são elementos que produzem a sensação de abertura visual.

Ao mesmo tempo que as aberturas dão a sensação de amplitude, a casa ainda se mantém fechada ao longo do perímetro, favorecendo a privacidade.

Arquitetos: FORM/Kouichi Kimura Architects
Local: Shiga, Japão
Ano de construção: 2010
Área total: 164,29 m2
Área construída: 135,59 m2
Fotos: Takumi Ota

Referência:

HOUSE of reticence by FORM/Kouichi Kimura Architects. Dezeen Magazine, [S.l.], 27 set. 2010. Disponível em: <http://www.dezeen.com/2010/09/27/house-of-reticence-by-formkouichi-kimura-architects/>. Acesso em: 07 maio 2011.

Leave a Comment