O Enka e sua história

O Enka e sua história

150 150 Mari Kamia

Enka é um estilo de música que mistura a tradicional música japonesa com melodias ocidentais, principalmente a americana. A definição do termo enka (演 = “actuar” / 歌= “canção”) como conhecemos, apareceu no início do século XX, na era Meiji (1868-1912). Em 1874 ,Ao se formar o primeiro partido político do Japão, em 1874, não era permitido aos líderes falarem em público. Estes  escreviam então canções e mandavam cantores sairem pelas ruas espalhando suas mensagens. Hoje não é mais usado com esse objetivo, mas esta fase foi o começo da forma como a conhecemos hoje.







Muitas pessoas veem o enka como único, citando a influência do Waka (tradicional forma de poesia japonesa). Outros argumentam que tenha raízes da música folclórica coreana. Mas é claro que o enka é uma forma musical mais moderna, e é definida também pela larga escala de técnicas vocais, como o kobushi (vitrato lento).

Os instrumentos mais usados no enka: o violão e os instrumentos orquestrais em geral são o acompanhamento principal; instrumentos mais tradicionais como o shamisen, koto, e taiko são usados mas de forma mais moderna, aparecendo em alguns momentos para proporcionar um toque tradicional.

No Japão, o enka se tornou um estilo musical de sucesso nos anos de 1950 com o cantor Hachiro Kasuga. Mas a cantora mais conhecida e mais famosa dos últimos tempos é  Hibari Misora, que morreu em 1989. Entre os homens, o mais conhecido é o cantor Saburo Kitajima, hoje com 75 anos. Também são conhecidos: Itsuro Oizumi, Kiyoshi Hikawa, Takashi Hosokawa, entre outros.

Vídeo: Misora Hibari – Medley

Referências:

ENKA. In: WIKIPEDIA. [S.l.]: Wikipedia, [s.d.]. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Enka>. Acesso em: 21 maio 2011.
JUST what is enka, anyway? [S.l.]: Nippop, 2005. Disponível em: <http://nippop.com/features/Just_What_is_Enka__Anyway%3F/>. Acesso em: 21 maio 2011.

Mari Kamia

Meu nome completo é Carla Mari Kamia, sou formada em Educação Física e atualmente trabalho como professora de natação e hidroginástica em uma academia aqui em Florianópolis. Sou sansei (terceira geração de descendência japonesa) e convivo com a arte da música desde meus 6 anos de idade, quando participei do meu primeiro campeonato de Karaokê na Zona Norte de São Paulo. A partir desse dia, não parei mais de cantar em campeonatos e conviver com a música. Participava de campeonatos de São Paulo em pequenas associações, campeonato Paulista e Brasileiro até os meus 21 anos e, atualmente, só por lazer. Adoro música e principalmente músicas japonesas, e aprecio de tudo um pouco!

All stories by : Mari Kamia
1 comentário
  • Gostaria de saber aonde eu posso encontrar letras de musica em nihongo?

Leave a Reply