Kimigayo (君が代) | O hino nacional japonês

Kimigayo (君が代) | O hino nacional japonês

150 150 Rafael

http://www.flickr.com/photos/f112358/

O hino nacional do Japão é ainda um dos hinos nacionais mais curtos em uso.







Kimi ga Yo, que pode ser traduzido como “Reino imperial”, tem sua origem no ano de 905 d.C. durante a era Heian e foi publicado no primeiro livro de canções de que se tem registro na história japonesa, o kokinwakashu.

No decorrer da história, a letra teve sua significação alterada. Inicialmente era uma forma de celebração de pessoas importantes e também de idosos. Já na era Meiji o Japão sentiu a necessidade de criar um hino nacional, visto que abrira suas portas para o exterior e tal proposta auxiliaria a criação de uma identidade perante os povos estrangeiros. Os imperadores eram considerados descendentes dos deuses e o hino tornou-se uma música de louvor ao ser supremo. O curioso é que no ano de 1870, criou-se uma melodia para esta letra, cuja origem está em um poema Waka (poesia de 31 sílabas do século X). Após a segunda guerra, popularizaram-se idéias contrárias à letra proposta, visto que para alguns, o ato de louvar o imperador não era democrático.

君が代は千代に八千代に
細石の巌となりて
苔の生すまで

Kimi ga yo wa, Chiyo ni yachiyo ni
Sazare ishi no, Iwao to nari te
Koke no musu made.

Que a monarquia do Imperador dure
por milhares e milhares de gerações,
Até que o pedregulho se torne um rochedo
E os musgos venham a cobrí-lo.

3 Comentários
  • Bom Dia.

    Estou realizando uma homenagem sobre a cultura Nipônica aqui em minha cidade (Osvaldo Cruz – SP) e vi essa matéria sobre o hino do japão de vocês.
    Andei fazendo uma procura na internet e não achei o Hino do Japão completo original. O Hino que vocês disponibilizaram é instrumental.

    Será que teria como vocês disponibilizarem ou me informar onde acho este hino original?

    Ficarei grato em retribuir o esforço de vocês da forma que eu puder ajudar.

    Rafael Imperatriz

  • katsuhito wada 9/06/11 at 08:37

    eu procuro o hino do adeus em japones e outros tradicionais, em mp3 ou wav e nao encontro. vcs teriam como conseguir? Onde comprar? grato

Leave a Reply