Nipocultura: a cultura japonesa ao seu alcance

A nova cara da música pop: RIN

RIN é um grupo de música pop japonesa que combina instrumentos tradicionais japoneses com a música pop ocidental. O grupo é formado por um trio, Rin Mana, Tomoca e Chie formadas na Universidade Nacional de Arte e Música de Tokyo em 2003. O objetivo das meninas do grupo é fazer uma música japonesa acessível ao ouvido americano.
O nome Rin vem do inglês “ring”, anel que em japonês se pronuncia “Wa” 和, que significa “estilo japones”.

Membros:
MANA: vocal, koto, sangen e jushichi-gen
Data de Aniversario: 20 de Novembro
Cidade Natal: Tokyo
Afiliações: Associação Miyagi Koto, Associação Kiso Koto, Associação Mori dos graduados da Universidade de finas Artes e Músicas, Associação Shiso Koto, Certificado da Associação de Instrutores Miyagi Koto.
Começou seus estudos de estilo IKUTA de Koto aos 5 anos de idade, realizou apresentações nos campi da universidade, em todo o país e no exterior e também aparecendo em programas da TV NHK. Também trabalhou na maior parte como instrutora para promover a música japonesa.

TOMOCA: vocal, biwa e shakuhachi
Data de Aniversário: 22 de Dezembro
Cidade Natal: Ibaraki
Começou seus estudos de estilo KINKO de Shakuhachi e Satsuma Biwa aos 10 anos. Estudou Satsuma Biwa por Yoshiko Sakata. Está ativamente participando em várias áreas, incluindo apresentações no exterior, em campus da universidade e aparições em televisões e jornais.

CHIE: vocal, koto, sangen e Jushichi-gen
Data de Aniversário: 10 de Março
Cidade Natal: Tokyo
Afiliações: Associação Miyagi Koto, Associação Mori dos graduados da Universidade de finas Artes e Músicas, Associação Waka Izumi Koto, Associação Kiki Koto, Associação Kinu Koto, Associação Shiso Koto, Certificado da Associação de Instrutores Miyagi Koto. Começou estudando Koto aos 6 anos com Akiko Yazaki e Sanae Hayashi. Fez apresentações pelo país, e assim como pelos campi da universidade e workshops.

VÍDEO

Referências

RIN´. In: WIKIPEDIA. [S.l.]: Wikipedia, [s.d.]. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Rin’>. Acesso em: 19 junho 2011.

RIN´. [S.l.]: MySpace, [s.d.]. Disponível em: <http://www.myspace.com/rinnetwork>. Acesso em: 19 junho 2011.

2 thoughts on “A nova cara da música pop: RIN”
  1. a banda é maravilhosa, escuto músicas delas até hoje, mesmo não estando mais na ativa. Fiquei triste em saber que elas vieram ao Brasil e quase não foi divulgado, e perdí a chance de ver o show. Seria bom se mais bandas continuassem com estilo super tradicional com um toque moderno. ^^
    Banda recomendadíssima.

  2. Caros,

    Equipe brasileira da NHK WORLD RÁDIO JAPÃO informa o lançamento de seu NOVO site do Curso de Japonês.

    Aqui você pode começar a aprender ou a aprimorar o idimoa japonês. http://www.nhk.or.jp/lesson/portuguese/

    Para quem tiver interesse em fazer um link no seu site ou em retransmitir o curso por rádio AM/FM, favor entrar em contato conosco.

    Alem do mais, temos o site exclusivo sobre a culinaria japonesa e o turismo.
    Acesse o seguinte site e clique no banner “Sabor do Japao” e “Japao Fantastico” respectivamente, http://www3.nhk.or.jp/nhkworld/portuguese/top/index.html

    Atenciosamente,

    Ayako Matsuda
    Produtora, Radio Japao, NHK
    http://www.nhk.or.jp/portuguese/

Leave a Comment