Nipocultura: a cultura japonesa ao seu alcance

Nipocultura na Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

Foto retirada do site da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis


No sábado, dia 09 de julho, o Nipocultura participou da 10a. Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis oferecendo a oficina de origami. Foram duas oficinas que tiveram como tema o filme de Hayao Miyazaki: “Ponyo: uma amizade que veio do mar”.

O evento elaborou programação especial para homenagear as crianças japonesas, vítimas do terremoto e do tsunami que aconteceram em março deste ano, e ofereceu apresentação de taikô com o grupo Shimadaiko,  oficina de origami com o Nipocultura e exibição do filme do Studio Ghibli.

[display_podcast]

O filme, baseado em “A Pequena Sereia” e na lenda japonesa “Urashima Taro”, conta a história de Sosuke, um menino de 5 anos, e de Ponyo, uma princesa peixinho-dourado, que se conhecem quando ele vai brincar na beira da praia, em frente a sua casa. Sosuke encontra Ponyo com a cabeça entalada em um pote de vidro, salva e a coloca em seu balde, prometendo que irá cuidar dela para sempre. No entanto, Fujimoto, feiticeiro do mar e ex-humano, exige que Ponyo retorne de onde veio. A peixinho-dourado, para ficar com Sosuke, passa a desejar se tornar humana. Confira o trailer

A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis está em sua décima edição e tem como objetivo exibir filmes que traduzam a multiplicidade cultural do Brasil e do mundo. O evento acredita que as imagens têm poder sobre a formação das crianças e que a qualidade do conteúdo oferecido a elas pode auxiliar na construção de valores e saberes, além de colaborar com a sua formação cultural, tornando-as seres críticos e conscientes.

 

OFICINAS DE ORIGAMI

As crianças confeccionaram os origamis utilizando papéis de revistas e encartes publicitários (de livrarias e de supermercados), com o objetivo de incentivar a preservação do meio ambiente, ao apresentar um novo uso para os papéis que normalmente seriam descartados. Frisa, desta forma, a mensagem transmitida pelo filme “Ponyo”, que vai além do romance ao retratar a degradação do meio ambiente causada pelos seres humanos.

Foram entregues lembrancinhas aos participantes, que consistiam em balões quadrados confeccionados em papéis de revistas, que continham balinhas. As lembrancinhas aguçaram a curiosidade das crianças que chacoalhavam o balãozinho para saber o que tinha dentro e, quando descobriam que eram balas, cheiravam para saber qual era o sabor.

Conforme prometido aos participantes, seguem abaixo os diagramas dos origamis confeccionados e outros modelos que estavam programados, caso houvesse tempo hábil (também está na lista o diagrama do balãozinho quadrado). Notem que o site Origami-club disponibiliza o passo-a-passo que pode ser impresso (botão da esquerda), bem como o que pode ser visualizado por meio de animação (botão da direita).

Barquinho I;

Barquinho II;

Peixinho-dourado;

Baleia;

Tartaruga;

Lula;

Lagosta;

Balãozinho.

 

* Confira fotos do evento, inclusive da oficina de origami

 

REFERÊNCIAS

Adoro cinema

Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

Wikipedia: Gake no ue no Ponyo

Leave a Comment