Nipocultura: a cultura japonesa ao seu alcance

“Hiro”: uma animação de Anderson K. Saito

SAITO, Anderson Kamimura. Hiro. 2011. Trabalho de conclusão de curso (Graduação) – Universidade Estadual Paulista, Bauru. Disponível em: <http://www.andersaito.com/hiro/index.html>. Acesso em: 15 jul. 2011.

 

RESUMO

No dia 6 de Agosto de 1945, precisamente às oito e quinze da manhã, horário do Japão, a cidade de Hiroshima foi palco de um dos acontecimentos que marcaram a Segunda Guerra mundial: a explosão de uma bomba nuclear.

Durante a explosão, a bomba matou cerca de oitenta mil pessoas de forma instantânea e aproximadamente 68% das construções da cidade foram destruídas.Nos meses seguintes, mais de sessenta mil pessoas morreram por causa da radiação e dos ferimentos causado pela explosão.

Essa tragédia mudou o rumo da história do Japão e deixou marcas profundas na memória das poucas pessoas que conseguiram sobreviver para contar ao mundo o tamanho do poder de destruição de uma bomba atômica.

Mas como contar esse episódio para as próximas gerações, de forma clara e objetiva, sem recorrer a textos e dados númericos? O intuito deste projeto é, por meio de uma animação, retratar o momento da explosão da bomba atômica sem nos esquecermos dos sentimentos que tal fato causou ao mundo, principalmente ao Japão.

Palavras-chave: Bomba atômica. Animação. Hiroshima.

Trabalho na íntegra: Hiro

Contato: anderksaito@gmail.com

Leave a Comment