Nipocultura: a cultura japonesa ao seu alcance

Arquitetura Minimalista Japonesa II

Esta é uma casa do escritório FORM/Kouichi Kimura Architects. Fico impressionado com a sutileza e simplicidade que eles conseguem impor em seus projetos. Hoje as fotos são da House of Depth (Casa da Profundidade) em Shiga, no Japão.

A casa foi construída em terreno muito comprido, com espaço aberto na frente, reservado das casas vizinhas por um muro alto.

Como vocês podem ver, não é em qualquer casa que cabe uma limosine na garagem. O terreno tem 10 metros de largura por 23 metros de profundidade.

Engraçada a noção que os japoneses têm de “amplo ou profundo”, não é mesmo? O lote padrão no Brasil é de 15×30 metros. Como seria uma casa feita por eles, aqui, se com 23 m já é a “Casa da profundidade”?

Claro que por lá eles dispõem de muito menos terrenos que nós. Mas é incrível como conseguem, ao meu ver, fazer maravilhas arquitetônicas em tão pouco espaço.
Apesar de urbana, com uma aparência fechada, a casa tem uma longa relação entre os espaços exteriores e interiores, que pode ser considerada como uma zona intermediária com o espaço em torno da mesma.
Existem várias áreas internas onde a linha de visão não é interrompida, visando dar maior sensação de profundidade visual, além de “emoldurar” belíssimas imagens.
Diferente de várias casas minimalistas, nesta há o contraste da cor branca, que amplia os espaços, com a cor preta, que daria uma sensação maior de “fechamento”, mas que ficou tão bem trabalhada que a casa não parece se confinar por causa do uso dessa cor.
Arquitetos: FORM/Kouichi Kimura Architects
Local: Shiga, Japão
Cliente: Casa unifamiliar
Ano de construção: 2007
Área do terreno: 237,28m2
Área construída: 189,82m2
Fotografia: Takumi Ota
Linhas retas esbanjam segurança nessa casa. Simples, forte e conciso.

Referência

HOUSE of depth by FORM/Kouichi Kimura Architects. Dezeen Magazine, [S.l.], 07 may 2009. Disponível em: <http://www.dezeen.com/2009/05/07/house-of-depth-by-formkouichi-kimura-architects/>. Acesso em: 30 jul. 2011.
Leave a Comment