Nipocultura: a cultura japonesa ao seu alcance

Studio Velocity: Montblanc house

O que me atrai na arquitetura japonesa contemporânea é a sua criatividade. Quando se pensa em uma residência, tende-se a pensar em uma casa mais tradicional, com um telhado normal, muitas águas etc.

Mas é incrível como os japoneses estão abertos às novas propostas dos arquitetos, e me parece que até gostam de se destacar com projetos “excêntricos” no meio de casinhas normais.

Não digo que no Brasil não se possa ousar, mas são bastante inusitados os projetos vindos do outro lado do mundo, principalmente para casas unifamiliares.

Na cidade de Okazaki, na província de Aichi, o studio velocity fez a “montblanc house”, que é uma casa de três  pavimentos com um pequeno salão de beleza no térreo, num calmo bairro residencial. Apesar de ter outras residências ao redor, o projeto procura ter pequenos espaços abertos que mantenham a privacidade e ainda forneçam a vista das montanhas da cidade.


A principal característica do projeto é o telhado inclinado. Parece que a casa consegue brincar com os grandes elementos arquitetônicos, onde as grandes janelas manipulam a escala por toda a extensão externa da casa.

Essas aberturas, cinco no total, estabelecem a conexão com o entorno, providenciando muita luz natural e circulação do ar, assim como belas vistas do bairro. Sem nenhuma vedação com vidro, criam uma sensação ambígua entre interior e exterior, onde o espaço é aberto e mais protegido ao mesmo tempo, como no terraço.

É um belo espaço para dias ensolarados e quentes – clima de Okazaki, que se localiza numa região mais central do Japão, de temperaturas amenas – , mas quando o tempo muda, o espaço ficará certamente desprotegido.

Todo volume interior da casa é separado dessa “casca” onde fica o telhado inclinado, para propiciar isolamento das interpéries. Assim também há espaços para a privacidade dos moradores.

No térreo um pequeno jardim está localizado ao lado sala de jantar e cozinha; dois terraços externos no segundo andar integram o espaço de estar com o exterior.

Térreo:

Primeiro andar:

Terraço:

Nos cortes você pode entender melhor como se dá o uso dos terraços por toda a casa.

Referência

STUDIO velocity: montblanc house. Arquitete suas ideias, [S.l.], 15. jul. 2011. Disponível em: <http://arquitetesuasideias.wordpress.com/2011/07/15/studio-velocity-montblanc-house/>. Acesso em: 10. dez. 2011.

One thought on “Studio Velocity: Montblanc house”
Leave a Comment