dez 19 2011

1ª Semana Estadual da Amizade Brasil-Japão

Publicado por às 9:29 em eventos,japão

O Nipocultura participou das atividades da 1ª Semana Estadual da Amizade Brasil-Japão, a ser comemorada entre os dias 16 e 22 de dezembro de 2011, instituída sob a Lei Estadual n. 15.324/2010, proposta pela deputada estadual de Santa Catarina, Ângela Albino.

A data comemorativa foi criada com base na história da passagem dos primeiros japoneses em solo brasileiro. Há registros de que em 1803, quatro japoneses, náufragos do barco Wakamiya-maru, salvos pelo navio de guerra russo Nadiezhda, visitaram nosso país. Fundeados  nas proximidades da Ilha de Anhatomirim, localizada no município de Governador Celso Ramos, litoral de Santa Catarina, desembarcaram nas proximidades do Forte Santana, antiga cidade de Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis. Mais detalhes sobre o fato podem ser conferidos no site da Associação Wakamiya-maru, da Ilha de Santa Catarina, que pesquisa sobre a passagem desses japoneses: www.wakamiyamaru.com.br.

A abertura da 1ª Semana Estadual da Amizade Brasil-Japão aconteceu na sexta-feira, dia 16, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A abertura aconteceu no Plenarinho, sob a condução da deputada estadual Ângela Albino, proponente da lei que instituiu a semana da amizade Brasil-Japão, e participação do cônsul-geral do Japão em Curitiba, Noboru Yamaguchi; presidente da Federação das Associações Nikkeis de Santa Catarina (FANSC), Dr. Mário Sato; do presidente da Associação Nipo-Catarinense, Luiz Kiyoshi Nakayama; e o presidente da Associação Wakamiya-maru da Ilha de Santa Catarina, Rafael Kojiio Nobre. Os convidados foram direcionados ao hall da Assembleia Legislativa onde assistiram à apresentação do grupo de taikô Shimadaiko e do vídeo da Associação Wakamiya-maru com breve relato da história dos primeiros japoneses em terras brasileiras. A noite foi encerrada com um coquetel para os convidados.

As atividades do fim de semana aconteceram no Museu da Escola Catarinense, antigo prédio do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). No hall do prédio estavam expostos banners com explicação de diversos aspectos da cultura japonesa, um jardim japonês e o palco. No térreo havia ainda a sala do Nipocultura, com banners, espaço de leitura, oficina de origami e exposição de furoshiki (com estrutura para a oficina de furoshiki também). No andar superior estavam localizados os estandes de vendas, sala de RPG, sala de video-games e sala de cinema para a exibição de animês, sob coordenação do Manganiac. Como parte da programação, foram apresentadas nesse final de semana, a arte tradicional da Cerimônia do Chá pela Marilena, do Grupo Wulin e a arte do kenjutsu do Instituto Niten, pelo coordenador Emerson Fujimura e Paulo Pierin. Foram ainda proferidas palestras: pelo Dr. Walter Miguel, da Epagri sobre apicultura (criação de abelhas melíferas) e pelo sr. Paulo Gonçalves da Rosa sobre água e reciclagem.

Uma das atividades programadas para esta semana é a soltura das lanternas flutuantes, conhecidas como Tooro Nagashi. As lanternas serão soltas para homenagear os falecidos no tsunami que atingiu o Japão em março deste ano.

Nipocultura

Agradecemos a participação de todos neste importante evento da cultura japonesa, que visa marcar a passagem dos quatro japoneses na memória dos catarinenses. Fato este que, acreditamos, é extremamente importante como marco histórico não apenas na história das relações Brasil-Japão, mas também por ser a primeira viagem de circunavegação dos japoneses. Ao passarem pelo Brasil, pisaram apenas o solo catarinense, ou seja, foi nas suas sandálias que o Japão sentiu pela primeira vez o cheiro da nossa terra. É fato que faz parte da história da Rússia, do Japão e do Brasil.

A Semana Estadual da Amizade Brasil-Japão é data alusiva ao primeiro contato desse país oriental com a terra do pau-brasil – quando se iniciou a aproximação entre os dois países.

Furoshiki

Informações sobre o furoshiki, bem como vídeos explicativos de como confeccionar bolsas e embrulhos, a partir de um tecido quadrado, podem ser conferidos no artigo do Nipocultura que trata do assunto.

Artigo sobre furoshiki

Origami

O Nipocultura ofereceu oficina de origami aos participantes do evento e, conforme informado, irá disponibilizar os diagramas dos modelos confeccionados. Confira a seguir:

Tsuru;

Shuriken;

Borboleta;

Peixinho;

Chapéu de samurai;

Lírio;

Rosa de Kawasaki: este é o vídeo mais próximo do modelo confeccionado;

Coração;

Laço;

Rosácea (kusudama);

Butterfly (kusudama);

– Poliedro (kusudama): peça – encaixe;

– Cubo (kusudama):

Peça

Montagem

– Estrela (kusudama):

Peça

Montagem


Use as estrelas abaixo para dar uma nota a este artigo:
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (Este artigo ainda não foi avaliado)


Imprima uma versão mais simples deste artigo.
Gostou? Recomende este artigo por email. Gostou? Recomende este artigo por email.

3 comentários


jet horizontal

3 comentários para “1ª Semana Estadual da Amizade Brasil-Japão”

  1. Camilaem 19 dez 2011 às 10:14

    Muito legal!!
    Espero que tenham muito mais eventos desse.
    A matéria ficou muito bem escrita também.
    É muito difícil encontrar eventos ou contato com a cultura japonesa aqui em SC, é graças a vocês que posso estar próxima com o que me identifico!!
    Arigatou gozaimashita.

  2. josé luiz p. cunhaem 09 jan 2014 às 11:34

    AMIGOS, gostaria de ter fotos e dados técnicos do barco WAKAMIYA-MARU.
    Desde já muito obrigado

  3. Iochihiko Kaneoyaem 22 fev 2014 às 18:55

    José Luiz,
    Encaminhamos sua solicitação para a Associação Wakamiyamaru.
    Caso não tenha tido retorno, segue contato: secretaria@wakamiyamaru.com.br (a/c Paulo Baltazar).
    Hisae Kaneoya



Trackback URI | Comments RSS

Comente