O ano do dragão | Horóscopo japonês

O ano do dragão | Horóscopo japonês

150 150 Paula Hidemi Kaneoya

No zodíaco oriental, 2012 é o ano do dragão de elemento água.







O dragão é considerado superior aos demais animais do horóscopo oriental: altivo, impetuoso, guerreiro, impulsivo, magnânimo, dogmático, vaidoso, tem sempre admiradores à sua volta. Como o fogo do dragão, pode acabar se queimando pela impulsividade.

Este é o ano do elemento água cujas características são: comunicação, intuição, simpatia, sensitividade, interatividade, persuasão e flexibilidade. O dragão água é amável, protetor, ambicioso e gosta de desafios.

Este ano será grandioso: de boa sorte, fortuna, mas também catástrofes. Como o dragão, 2012 vai nos estimular a projetos grandiosos e audaciosos. Embora tudo corra fácil, a impulsividade do dragão recomenda não agir no limite e reservar algum trunfo na manga, pois, assim como é bondoso nos acertos, o dragão é impiedoso nos erros.

Os orientais consideram 2012 bom para casar, ter filhos e começar um novo negócio ou emprego, pois a benevolência do dragão traz boa fortuna e felicidade.

Signo do dragão

São do signo do dragão as pessoas nascidas em:

1904 – 1916 – 1928 – 1940 – 1952 – 1964 – 1976 – 1988 – 2000 – 2012

As pessoas nascidas nos anos 1904 e 1964 são do signo do dragão de madeira. São pessoas de bom humor, criativas e brilhantes, que se sobressaem em empreendimentos novos e revolucionários. São aventureiras em todos os aspectos, inclusive nos relacionamentos.

Os nascidos nos anos de 1916 e 1976 são do signo do dragão de fogo.  É o tipo de dragão mais vital, agressivo e impulsivo, porém o mais humano e sensível emocionalmente. Devido a sua sinceridade, por vezes, é  mal interpretado.

O dragão de terra corresponde aos nascidos nos anos 1928 e 1988. É um incansável batalhador, calmo e ponderado. Possui ambição material e sabe como se disciplinar para atingir as metas a que se propôs.

As pessoas que nasceram em 1940 e em 2000 são do signo do dragão de metal. É o tipo mais honesto, íntegro e inflexível entre os dragões. Busca atingir a meta idealista a que se propôs a qualquer custo. Costuma atrair muitas pessoas ao seu redor, devido às virtudes de seu caráter.

Por fim, os nascidos nos anos de 1952 e 2012 são do signo do dragão de água. São otimistas, porém retraídos e moderados em suas ações. Gostam de compartilhar seus ideais e ajudar os outros, sendo compreensivo. Sabe aproveitar as oportunidades que surgem em seu caminho.

Características do signo de dragão

O nascido no ano do Dragão é uma pessoa cheia de força, saúde, atividade e vitalidade. É incapaz de mesquinharias e hipocrisias. É confiante e um pouco ingênuo. Tem gosto pela perfeição, o que faz ser exigente consigo e com os outros. É irritável, teimoso e, por vezes, suas palavras vão além do que pretendia dizer.

São líderes em qualquer campo que escolherem.

Não admitem estar errados e não costumam perdoar facilmente seus inimigos ou quem quer que lhes tenha feito algum mal. Porém, não são vingativos nem maldosos.

Não toleram injustiças e ninguém pode obrigá-los a fazer algo que não queiram. São francos ao extremo e não hesitam em buscar o que desejam.

Triângulo das afinidades

O Triângulo das Afinidades consiste em um triângulo feito a partir de uma rosa-dos-ventos, que une três signos que produzem as melhores e mais estáveis uniões por meio da equivalência de forças e personalidade.

O dragão compõe o primeiro triângulo, juntamente com os signos de Rato e Macaco. O triângulo dos “Realizadores positivos” une os signos que são orientados para a ação e o progresso, que tratam de diversas questões com iniciativa e inovação.  Eles dão início à ação, devido ao seu próprio impulso, e manterão seu caminho longe da incerteza e da hesitação, sendo capazes de tomar a frente sem medo.

Os três signos formam o Kangae no michi (Caminho das ideias), pois possuem uma forma de proceder em comum, além de poder apreciar a maneira recíproca de pensar. Qualquer que seja a categoria de sua associação, os resultados tendem a ser excelentes.

Afinidade entre os signos

A afinidade do dragão com os outros signos é de:

– Macaco/Rato: 100% – excelente compatibilidade, compreensão mútua;

– Galo/Serpente: 80% – muito compatível;

– Dragão/Javali: 70% – um bom parceiro, interesses em comum;

– Cavalo/Coelho: 60% – compatibilidade relativa, respeito mútuo;

– Tigre: 50% – moderada compatibilidade e cooperação. Há alguns interesses em comum;

– Boi/Carneiro: 40% – pouca compatibilidade, sem muitos interesses em comum;

– Cachorro: 20% – incompatíveis, grande rivalidade, convivência muito difícil.

Referência

2011 ano do coelho.  [S.l.]: Jornal NippoBrasil, 2011. Disponível em: <http://www.nippo.com.br/2.semanal.horoscopo/index.shtml>. Acesso em: 11 jan. 2012.

ALMANAQUE garça da sorte 2011: ano do coelho de metal. Curitiba: Garça da sorte, ano 14, n. 14, 2011.

HORÓSCOPO japonês. [S.l.]: Sushi Yoshi, [s.d.]. Disponível em: <http://www.sushiyoshi.com.br/horoscopo.htm>. Acesso em: 11 jan. 2012.

Paula Hidemi Kaneoya

Bibliotecária formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Ministra oficinas de origami.

All stories by : Paula Hidemi Kaneoya
1 comentário
  • Laura Santini 23/05/18 at 15:48

    Uau.. super interessante! Eu conhecia o horóscopo chinês. Sou cabra no horóscopo chinês. Como faço para saber qual signo japonês eu sou?
    Acompanho o site https://www.astrohoroscopo.net/ mas só tem signos ocidentais.

Leave a Reply