Nipocultura: a cultura japonesa ao seu alcance

Uma História. Um Memorial. A Unidos Canta a Paz Universal

A escola de samba Unidos do Herval, que abriu o carnaval de Joaçaba/SC, contou a história dos primeiros imigrantes japoneses em Santa Catarina, que se instalaram em Frei Rogério.

O enredo “Uma história. Um memorial. A Unidos canta a Paz universal” surgiu a partir do documentário “Memorial à Paz“, de autoria de Alex Morais, Rodrigo Gomes e Enio Brambatti. O documentário, que é exibido aos visitantes do Museu da Paz – localizado no Parque Sino da Paz, em Frei Rogério -, tem como personagem principal o Sr. Kazumi Ogawa, sobrevivente da Bomba Atômica de Nagasaki.

O desfile apresentou, em cinco alas e quinze alegorias, a história dos primeiros imigrantes japoneses em Santa Catarina, além de aspectos da cultura japonesa – Maneki neko, flores Sakura, gueixas, bonecas kokeshikanjis etc -, e não se esquecendo do foco principal: a paz. Para fazer um bom desfile, a Unidos do Herval contou com a proteção do monge budista Akiyoshi Oeda, do templo Jodoshu Nippakuji, de Curitiba.

Para contar a história dos primeiros imigrantes japoneses, participaram do desfile: Hirotaka Onaka, professor e fundador do kendô na colônia japonesa de Celso Ramos; Elzami Miwa Onaka, Ernesto Eisaku Onaka e Izumi Honda, discípulos do professor Onaka; Takashi Chonan, primeiro prefeito de Frei Rogério e criador da variedade de alho Chonan; Masanori Ito; Kiyoshi Eguchi, membro de uma das oito famílias japonesas que chegaram em Santa Catarina no ano de 1964; Tomio Okuyama, campeão catarinense de karaokê e representante de Santa Catarina no Campeonato Brasileiro; Francisca Ugaji, mestre de ikebana, a arte japonesa de arranjos florais; Grupo de Dança Ramos; Grupo Sakura Daiko; dentre outros membros da Associação Cultural Brasil-Japão de Frei Rogério.

O Sr. Kazumi Ogawa não pôde desfilar em todas as apresentações, pois se preparava para viajar ao Japão e participar de encontros sobre a Paz, onde serão apresentadas informações acerca das ações promovidas pelo Parque Sino da Paz, Museu da Paz e Monumento pela Paz. De acordo com informações do jornal Bom Dia SC, o Sr. Ogawa levou aos encontros, além dos materiais informativos sobre as ações que promovem a Paz, o desfile da Unidos do Herval.

Confira o samba-enredo:

Confira a matéria da TVBV: 

Veja mais fotos do desfile

Referências

JOAÇABA: desfile das escolas de samba. Joaçaba: TV Barriga Verde, 20 fev. 2012. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=70Y1Y0JmiqY&feature=share>. Acesso em: 25 fev. 2012.

KAZUMI Ogawa levará a história do desfile da Unidos para o Japão. [S.l.]: Bom dia Santa Catarina, [s.d.]. Disponível em<http://www.bomdiasc.com.br/freirogerio.html>. Acesso em: 25 fev. 2012.

SAMBA enredo 2012: Uma história. Um memorial. A Unidos canta a paz universal. [S.l.]: [s.n.], 2012. Disponível em: <http://a3.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc7/431058_3049114480972_1656518900_2596657_787815854_n.jpg>. Acesso em: 25 fev. 2012.

TROMBETTA, Daisy. Unidos do Herval faz desfile perfeito. [S.l.]: Blog do Meio-Oeste, 18 fev. 2012. Disponível em: <http://wp.clicrbs.com.br/meiooeste/2012/02/18/unidos-do-herval-faz-desfile-perfeito/?topo=67,2,18,,,67>. Acesso em: 26 fev. 2012.

UNIDOS do Herval define suas estrelas para o desfile 2012. [S.l.]: TVBV, 07 fev. 2012. Disponível em: <http://www.tvbv.com.br/canais/carnaval_2012/unidos_do_herval_define_suas_estrelas_para_o_desfile_2012.html>. Acesso em: 26 fev. 2012.

Leave a Comment