Nipocultura: a cultura japonesa ao seu alcance

Provérbios e expressões

Sushi ( 寿司)

A palavra deriva de su (vinagre); sushi provém de uma antiga palavra que indica acidez, sui, analogamente ao que ocorre com karashi (mostarda) que deriva de karai (ardido, picante). Uma variedade do sushi, o tekkamaki (sushi envolto com alga marinha) teve origem em cassinos entre jogadores da Yakuza, a máfia japonesa, ainda no período Edo (1600-1868). O local de jogo chamava-se tekkaba e maki vem do verbo maku (enrolar, envolver). Os jogadores, para não interromperem o jogo pediam alimentação prática, que pudessem comer sem deixar o local. Nascia assim o tekkamaki – comido diretamente com as mãos – alimentação a princípio de jogadores da Yakuza durante jogatina, que acabou se popularizando como uma variedade do sushi. O sanduíche teve origem semelhante: alimentação prática entre jogadores ingleses, entre os quais estava um nobre, de nome Lord Sandwich.

Yaochou (八百長)

Recentemente a National Geographic exibiu documentário sobre a máfia do sumô no Japão. Os negócios escusos envolviam venda de  vitória para ascensão no ranking, chamada de yaochou. O nome é uma fusão de yaoya (horti-fruteiro -八百屋   ) e Chobei, comerciante deste ramo de negócios nos começos da Era Meiji. Chobei vendia também refeições e entradas para competições de sumô, com cuja associação procurava manter boas relações. E nesse intuito, o comerciante jogava go (碁 – espécie de  jogo de damas) com membros dessa associação. Para agradá-los e manter seus negócios, estrategicamente perdia o jogo. A derrota proposital ficou conhecida então no meio sumoísta como yaochou, e estendeu seu significado para outras competições. O nome yaoya, no princípio significava loja de variedades (literalmente loja de 800 artigos – número tirado da mitologia japonesa – significando loja de muitas coisas). No decorrer do tempo, a atividade ficou no ramo de frutas e verduras.

Referência

OTSUKI, Hiroshi; GRINDSTAFF, Bradley. Cultural keys: the history of japanese words and phrases. Tokyo: The Hokuseido Press, 1995.

Leave a Comment