Bonecas de Hakata | 博多人形

Bonecas de Hakata | 博多人形

150 150 Paula Hidemi Kaneoya

As bonecas de Hakata (博多人形) são tradicionais bonecas de argila, originalmente de Fukuoka, antiga Hakata (até 1889).







A origem das bonecas data do século XVII, quando o Castelo de Fukuoka foi construído. Soshichi Masaki, um dos artesãos encarregados de produzir telhas para o castelo, confeccionou bonecas de cerâmica e presenteou Nagamasa Kuroda, governador de Hakata na época.

No início, as bonecas eram consideradas brinquedos. A mudança para trabalho artístico ocorreu no final do século XIX, quando o artesão Rokusaburo Shirouzu iniciou os estudos de teoria das cores e proporções humanas, dentre outras técnicas artísticas sob a orientação de Itusyo Yada. Como resultado dos esforços, o mestre Rokusaburo Shirouzu e seus pupilos Yoichi  Kojima e Kihei Harada receberam prêmios na Exposição Internacional de Artes Modernas Industriais e Decorativas, que aconteceu em Paris em 1925. Yoichi Kojima recebeu o prêmio de ouro e Kihei Harada e Yoichi Oayu, o prêmio de prata.

As bonecas ganharam visibilidade mundial quando os soldados americanos as levaram como souvenirs, após a ocupação americana do Japão. Com isso, as bonecas passaram a ser exportadas e bem conhecidas no mercado interno, o que fez com que fábricas produzissem bonecas Hakata de menor qualidade. Apesar das bonecas Hakata não terem uma imagem tão popular, muitos artesãos ainda as produzem da forma tradicional.

Hakata Gion Yamakasa (山笠) é o nome do festival em que os homens correm pelas ruas de Hakata com carros alegóricos que sustentam enfeites decorados com bonecas Hakata, e que pesam cerca de uma tonelada. A corrida consiste em um percurso de 5 quilômetros e leva em torno de 30 minutos. A origem do festival data de 1241, quando o monge Shioichu Kokushi livrou Hakata de uma terrível peste, ao perpassar pela cidade com um templo móvel, jogando água. O festival simboliza a rota percorrida pelo monge, correndo contra o tempo, carregando  toneladas de peso em seus ombros.

Referências

FUKUOKA. In: Wikipedia. [S.l.]: Wikipedia, [s.d.]. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/Fukuoka>. Acesso em: 07 maio 2012.

HAKATA ningyo. In: Wikipedia. [S.l.]: Wikipedia, [s.d.]. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/Hakata_ningy%C5%8D>. Acesso em 07 maio 2012.

JAPAN Arts. History: Dolls Hakata. [S.l.]: Japan Arts, [s.d.]. Disponível em: <http://www.japanarts.jp/archives/2006/08/historydoll_hakata.html>. Acesso em: 06 maio 2012.

JAPAN Atlas Traditional Crafts. Hakata dolls. [S.l.]: Japan Atlas Traditional Crafts, [s.d.]. Disponível em: <http://web-japan.org/atlas/crafts/cra24.html>. Acesso em: 06 maio 2012.

JAPAN National Tourism Organization. Hakata Gion Yamakasa Festival. [S.l.]: JNTO, [s.d.]. Disponível em: <http://www.jnto.go.jp/eng/attractions/event/traditionalevents/a32_fes_yamakasa.html>. Acesso em: 07 maio 2012.

Paula Hidemi Kaneoya

Bibliotecária formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Ministra oficinas de origami.

All stories by : Paula Hidemi Kaneoya

Leave a Reply