Provérbios e expressões

Provérbios e expressões

150 150 Iochihiko Kaneoya

Chôchin mochi

Chôchin é a lanterna feita de papel de seda iluminada por um pavio interno. Antes da Segunda Guerra, os chôchins eram usados em procissões como casamento, funeral ou algum evento importante quando realizado até o escurecer do dia. Como honraria, eram carregadas pelas pessoas mais importantes. Por extensão chôchin mochi passou a designar pessoas que elogiam mais do que o necessário, bajuladoras.







Ato no matsuri

Tem o significado de depois do festival, matsuri no ato. Refere-se a pessoas que chegam tarde, quando já passou a oportunidade, como o socorro tardio, ou depois de acabada a festa.

Dotanba

Do (terra) dan (degrau) ba (local) era originalmente local de execução de criminosos. Era onde eram decepadas as cabeças dos criminosos, geralmente no alto de uma colina para melhor efeito didático ao povo. No Período Meiji a decapitação foi substituída pelo enforcamento. Hoje não há mais o local específico de execução da pena capital, mas dotanba passou a significar momento de grande importância.

 

 

Referência

OTSUKI, Hiroshi; GRINDSTAFF, Bradley. Cultural keys: the history of japanese words and phrases. Tokyo: The Hokuseido Press, 1995.

Iochihiko Kaneoya

Formado em Direito e mestrando em cultura japonesa pela Universidade de São Paulo - USP. Pesquisador da cultura japonesa.

All stories by : Iochihiko Kaneoya
1 comentário
  • Completamente de acuerdo. De You Higuri podredan traer mahucs cosas (tiene de todo: desde shojo, josei hasta shonen-ai y yaoi), es una autora proledfica y con un estilo muy bello.

Leave a Reply