Nipocultura: a cultura japonesa ao seu alcance

NIPOCULTURA CINEMA | Rapsódia em agosto

avgustovskaya_rapsodiya1.jpg

Sinopse :

Uma história simples, contada de forma inteligente, sensível e intimista. Assim é Rapsódia em Agosto, penúltimo filme do mestre Akira Kurosawa, um dos mais importantes cineastas japoneses. A obra remete ao trauma causado pelo ataque nuclear norte-americano à cidade de Nagasaki, em agosto de 1945.

Para representar a tristeza e sofrimento causados pela bomba atômica, Rapsódia em Agosto traz como pano de fundo uma história familiar. Uma sobrevivente de Nagasaki fica em casa com seus quatro netos, enquanto os pais das crianças vão até o Havai, visitar um tio que está no leito de morte.

Abordando temas como perdão e arrependimento, “Rapsódia” utiliza-se de recursos metafóricos para produzir sentido. Sentido este que começa a ser desvelado pela própria montagem da obra: uma montagem invisível, que insere o telespectador numa áura poética, fazendo-o esquecer-se de que se trata de um relato ficcional.

Informações técnicas

Filme : Rapsódia em agosto (八月の狂詩曲)
Gênero
: Drama
Diretor
: Akira Kurosawa
Tempo de duração
: 97 minutos
Idioma/Legenda : japonês/português

O filme será exibido na sessão NIPOCULTURA CINEMA no dia 27/03/08, às 19hs na Sala Drummond na Universidade Federal de Santa Catarina.

One thought on “NIPOCULTURA CINEMA | Rapsódia em agosto”
  1. Olá Nipocultura, estou retribuindo a visita e o comentário que o Bruno fez ao meu site. Fiquei contente em saber que no Brasil também tem pessoas como vocês batalhando para divulgar a cultura japonesa para os brasileiros.
    Parabéns pelo blog!
    Abraço

    Reginaldo Okada – Curtindo o Japão

Leave a Comment