Etimologia do kanji

Etimologia do kanji

150 150 Iochihiko Kaneoya

Sun ( 寸 ) – pouco

Equivale a 3,0303 cm e fazia parte do antigo sistema de medidas japonês. Originou-se pela indicação de um dedo apontando para a base do dedo polegar, mostrando a medida a que se quer referir. Como era a menor unidade de comprimento utilizada, significava também “pouco” e por extensão passou a significar também “modesto” (termo polido para se referir às coisas do falante). O sistema de medidas foi substituído pelo sistema métrico mas sobraram alguns resquícios na língua. Ex: sunshi (寸志 ) – pequena contribuição que se costuma oferecer em eventos; chotto (一寸) – um instante; sunbun chigawanai (寸分違わない)。

Sei (世) – geração, mundo

Formado por três algarismos dez (十) indicava o antigo algarismo trinta, tempo que dura uma geração. Passou então a indicar uma geração  ou o mundo. Ex. sansei (三世) – terceira geração; sekai (世界 ) – mundo.







Sei (生) – vida, viver, nascer

O kanji mostra uma planta crescendo, saindo do solo. Significa vida, estar vivo, cru, viver, nascer.

Iu (言) – falar, palavra

Kanji que se formou por combinação pela justaposição, do significado de “boca”, kuchi(口) e pela pronúncia de “agulha”, shin

(辛), utilizada para tatuagens, que tem a mesma pronúncia de shin ( ), coração, alma. Palavra, para os antigos, era aquilo que vem do coração e sai da boca.

Referência 

YAMADA, Katsumi. Kanji jigenjiten. Tokyo. 2010

Iochihiko Kaneoya

Formado em Direito e mestrando em cultura japonesa pela Universidade de São Paulo - USP. Pesquisador da cultura japonesa.

All stories by : Iochihiko Kaneoya

Leave a Reply