abr 22 2016

E-tegami | 絵手紙

Publicado por às 11:00 em artes,japão

E-tegami (絵手紙) significa, literalmente, carta pintada (“e”: desenho, pintura; “tegami”: carta). Trata-se de uma arte japonesa que comunica o sentimento de uma pessoa em um particular momento, ao combinar uma pintura colorida com uma pequena mensagem. No Japão, é possível enviar e-tegamis pintados em envelopes e postais pelos Correios.

O e-tegami é feito utilizando um pincel, aquarela e papel. Embora o papel seja o suporte mais comum, por vezes, os japoneses pintam em outros objetos, como os leques.

Técnica de e-tegami em leques

O interessante do e-tegami é que ele é feito sem rascunhos, modelos ou padrões. A recomendação dada é apenas de deixar espaços em branco, por ser importante na composição do e-tegami. Os temas comumente retratados são flores, plantas e elementos do dia-a-dia.

Para quem deseja experimentar a técnica, existem lojas especializadas em artigos japoneses que comercializam os pinceis, papeis e leques para serem pintados. Em São Paulo, é possível encontrar na Daiso e diversas lojas da Liberdade.

Referências

JAPANESE Canadian Cultural Centre. E-tegami. Toronto: JCCE, [s.d.]. Disponível em: <http://www.jccc.on.ca/en/programs/cultural/e-tegami.php>. Acesso em: 21 abr. 2016.

FUNDAÇÃO Japão de São Paulo. Workshop MOC: e-tegami. São Paulo: FJSP, 2013. Disponível em: <http://fjsp.org.br/agenda/workshop_etegami/>. Acesso em: 21 abr. 2016.


Use as estrelas abaixo para dar uma nota a este artigo:
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (Este artigo ainda não foi avaliado)


Imprima uma versão mais simples deste artigo.
Gostou? Recomende este artigo por email. Gostou? Recomende este artigo por email.

Por enquanto, nenhum comentário. Comente.


jet horizontal





Trackback URI | Comments RSS

Comente