Nipocultura: a cultura japonesa ao seu alcance

E-tegami | 絵手紙

E-tegami (絵手紙) significa, literalmente, carta pintada (“e”: desenho, pintura; “tegami”: carta). Trata-se de uma arte japonesa que comunica o sentimento de uma pessoa em um particular momento, ao combinar uma pintura colorida com uma pequena mensagem. No Japão, é possível enviar e-tegamis pintados em envelopes e postais pelos Correios.

O e-tegami é feito utilizando um pincel, aquarela e papel. Embora o papel seja o suporte mais comum, por vezes, os japoneses pintam em outros objetos, como os leques.

Técnica de e-tegami em leques

O interessante do e-tegami é que ele é feito sem rascunhos, modelos ou padrões. A recomendação dada é apenas de deixar espaços em branco, por ser importante na composição do e-tegami. Os temas comumente retratados são flores, plantas e elementos do dia-a-dia.

Para quem deseja experimentar a técnica, existem lojas especializadas em artigos japoneses que comercializam os pinceis, papeis e leques para serem pintados. Em São Paulo, é possível encontrar na Daiso e diversas lojas da Liberdade.

Referências

JAPANESE Canadian Cultural Centre. E-tegami. Toronto: JCCE, [s.d.]. Disponível em: <http://www.jccc.on.ca/en/programs/cultural/e-tegami.php>. Acesso em: 21 abr. 2016.

FUNDAÇÃO Japão de São Paulo. Workshop MOC: e-tegami. São Paulo: FJSP, 2013. Disponível em: <http://fjsp.org.br/agenda/workshop_etegami/>. Acesso em: 21 abr. 2016.

Leave a Comment