abr 10 2008

Wagashi (和菓子) | Doces Tradicionais Japoneses

Publicado por às 10:21 em gastronomia

http://endoru.wordpress.com/2008/01/14/japans-symbol-of-natural-beauty-wagashi/

Wagashi (和菓子) é um termo geral utilizado para se referir aos doces típicos japoneses.

Na antiguidade, os doces conhecidos pelos japoneses eram basicamente os frutos. Com o cultivo de vários tipos de cereais, surgiu o moti (もち), bolinhos de arroz, e o dango (団子), mistura de cereal e água assado em forma de bolinhos.

No século IX, foram introduzidas técnicas chinesas de produção de doces. Eram, em sua maioria, fritos e feitos a partir das farinhas de cereais. Tais doces eram chamados de karagashi (唐菓子), doces da dinastia Tang, e eram servidos nas oferendas aos Deuses.

No século XVI, quando os portugueses desembarcaram no Japão, trouxeram pão-de-ló, biscoitos e confeitos. Assim, o karagashi e os doces portugueses influenciaram na técnica de preparo do wagashi, que com o aperfeiçoamento, popularizou-se Japão afora.

A arte de confeitos, wagashi, possui uma simplicidade tradicional, tendo a sua aparência muito artística e criativa que lembra as artes de origami (折り紙), dobradura de papel, e a beleza dos kingyos (金魚), peixe dourado japonês. Wagashi é considerado um dos símbolos da beleza nipônica, um representante da delicadeza e alta qualidade da culinária japonesa.

O Wagashi está sempre presente nas cerimônias tradicionais do Japão, como no oshougatsu (お正月) ano novo, hinamatsuri (ひな祭り) – dia das meninas, tango no sekku (端午の節句) - dia das crianças, tsukimi (月見) – dia de apreciação da Lua e principalmente em ochakai (お茶会) – cerimônia do chá.

Diferentemente da maioria dos doces do mundo inteiro, wagashi é extremamente saudável, pois é feito, principalmente, com ingredientes naturais: leguminosas (feijão azuki, soja), grãos (arroz para mochi, farinha de arroz, trigo), batatas, sementes de gergelim e algas (kanten), são todos ricos em proteínas vegetais e contêm pouca gordura de origem animal. O principal ingrediente utilizado na fabricação dos doces é o anko:

Anko (あんこ) – geléia de feijão, comumente utilizado no wagashi é feito de feijão – azuki. Assim como outros feijões, o azuki tem alto valor nutricional, sendo uma boa fonte de proteínas, fósforo, cálcio e vitaminas do complexo B, se destacando dos outros feijões pela sua riqueza em ferro. Importante lembrar que também é rico em fibras alimentares, atuantes na melhora do trânsito intestinal, diminuição da absorção de gorduras, entre outros, cujos efeitos são considerados fatores importantes na prevenção de doenças crônicas e no controle de peso.

fontes:
http://www.wagashi.or.jp/history.htm
http://www.kitchoan.com/E/wagashi.html
http://www.kit.hi-ho.ne.jp/u2me2/motto.html
http://www.geocities.jp/wagashiraisan/


Use as estrelas abaixo para dar uma nota a este artigo:
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas


Imprima uma versão mais simples deste artigo.
Gostou? Recomende este artigo por email. Gostou? Recomende este artigo por email.

4 comentários


jet horizontal

4 comentários para “Wagashi (和菓子) | Doces Tradicionais Japoneses”

  1. Emilioem 10 abr 2008 às 13:04

    Deu vontade de comer um moti com recheio de anko =)

  2. [...] de arte, artesanatos, móveis e até na gastronomia. Estes flocos de ouro embelezam os saquês, wagashi (doces tradicionais japoneses), chás, sushis, sashimis e recentemente os [...]

  3. dayaneem 09 jul 2008 às 15:00

    Acho que esta ótimo este documento
    se for para dar nota eu dari 5 estrelas
    parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  4. maria de lourdes araujoem 22 nov 2011 às 13:36

    OLÁ!!!!!

    HUM ME APAIXOUNEI POR ESSES DOCINHOS TEM COMO ME PASSAR UMAS RECEITINHAS? HUM FICAREI GRATA OLHEI DESEJEI ATE COMER UM RS RS RS .

    BEIJOS LOURDES ARAUJO



Trackback URI | Comments RSS

Comente