Monografia sobre a imigração japonesa no Maranhão

Monografia sobre a imigração japonesa no Maranhão

592 425 Iochihiko Kaneoya

Etevaldo Siqueira Junior fez uma monografia do curso de Geografia intitulado: O PROCESSO DE RETERRITORIALIZAÇÃO: IMIGRAÇÃO JAPONESA NO MARANHÃO.

Um breve resumo do trabalho:







(…) “tem como objetivo analisar as questões relacionadas à imigração japonesa no Maranhão e o processo de reterritorialização ocorrido na ocasião, fazendo uma curta análise dos assuntos relacionados à situação do Japão antes do grande movimento imigratório incentivado pelo governo local na época, além de fazer uma breve abordagem a outros exemplos de reterritorialização em diversas partes do Brasil, analisando e discorrendo de forma temporal sobre os aspectos presentes na época, frisando também as questões culturas, religiosas e econômicas. Para a elaboração do trabalho foram utilizados a revisão bibliográfica em livros, trabalhos acadêmicos e sites. Para a obtenção de dados para o trabalho foram realizadas diversas entrevistas. Dessa forma uma nova faceta nos campo acadêmico se torna explícita, pois a imigração japonesa no Maranhão ainda é uma temática pouquíssima estudada, e é essa a motivação desse presente trabalho.”

Para ter acesso ao artigo derivado deste trabalho intitulado Memória, Espaço e Identidade: a experiência dos imigrantes japoneses no Maranhão, clique aqui.

Francisca Kaneoya

Iochihiko Kaneoya

Formado em Direito e mestrando em cultura japonesa pela Universidade de São Paulo - USP. Pesquisador da cultura japonesa.

All stories by : Iochihiko Kaneoya
2 Comentários
  • sege de varão 28/04/17 at 00:04

    Adorei a dinâmica de seus textos. Escreve sobre varão moderno
    e também o que desejam. Por consequência preciso ser muito desenvolto e
    também testa oportunidade.

  • melhor classificados Ceará 17/10/17 at 07:22

    Muito interessante mesmo! Continue com o bom trabalho!
    Adorei vou recomendar pra todos que conheço um artigo
    igual a esse vale ouro. 🙂

Leave a Reply