Nipocultura: a cultura japonesa ao seu alcance

Takoyaki (たこ焼き)

http://www.flickr.com/photos/ayano/2220145528/sizes/m/

O takoyaki é um bolinho assado de polvo. Prato popular no Japão, é muito apreciado principalemente nas regiões de Kansai (Osaka em destaque, Kobe, Kyoto etc). Traduzindo ao pé da letra, tako (たこ) significa polvo e yaki (焼き) assado, ou no caso, frito na chapa.

A partir da mistura de farinha de trigo, água, ovos e dashi (caldo de peixe), faz-se a massa que é derramada em uma chapa chamada takoyakiki (たこ焼き機), com cavidades esféricas. A massa e os recheios como polvo cozido, gengibre vermelho em conserva (benishouga), repolho, cebolinhas picadas, entre outros ingredientes a gosto, são misturados todos juntos. Para virar os bolinhos, utiliza-se apenas um único palito, o que requer o domínio de uma técnica muito curiosa.

Por fim, os bolinhos são cobertos com molhos especiais (takoyaki sauce), uma espécie de molho inglês, algas verdes (ao nori) e maionese.

O takoyaki nasceu a partir de várias adaptações culinárias no Japão, e a sua trajetória é bastante interessante:

Final da Era Meiji
Transformação de monjyayaki, massa recheada de vários tipos de legumes e assada em chapa de ferro lisa, em dondonyaki, uma versão mais consistente e prático para tranporte.

Era Taishou
Dondonyaki, bastante difundido na região de Kansai, passa a ser assada em chapas com cavidades esféricas. Deu-se origem assim ao choboyaki, precursor do takoyaki em formato de bolinhos.

Início da Era Shouwa
Choboyaki, que antes era temperado com molho depois de assado, agora fora incrementado com o caldo de peixe (dashi) diretamente à massa, ampliando também as opções de recheio como cebolinhas e carnes, e passa a ser chamado de radioyaki.

Em 1935, numa famosa casa de takoyakiAizuya” em Osaka, um cliente proveniente da cidade de Akashi, província de Hyogo , ao comer choboyaki comentou: “Aqui se coloca carne? Em Akashi, coloca-se polvo!”. Ele se referia ao akashiyaki, aparentemente parecido com o takoyaki, mas com texturas e recheios diferentes. O comentário fez com que Tomekiti Endo, fundador de “Aizuya“, criasse o que atualmente chamamos de takoyaki.

Receita de Takoyaki

Massa:

  • 120g de farinha de trigo.
  • 30g de maizena.
  • 1 colher de sobremesa de fermento em pó.
  • 1 pitada de sal
  • 500ml de água com 1/3 do pacote de Hondashi.
  • 2 ovos.
  • 1 colher de sobremesa de shoyu.

Recheio:

  • 200g de polvo cozido.
  • 1/2 cebolinha picada.
  • Gengibre vermelho em conserva a gosto.

Molhos:

  • Takoyaki Souce.
  • Maionese.
  • Alga verde (ao nori).
  • Katsuo ralado.

Modo de preparo: misturar todos os ingredientes da massa rapidamente de modo que não forme “bolotas” e conservá-la na geladeira durante 1 hora. Despejar na chapa de takoyaki e acrescentar os recheios por cima rolando- os com um palito. Quando os bolinhos dourarem, retirar da chapa e cobrir com molhos.

Fontes:
http://www.bea.hi-ho.ne.jp/akemi-lovexxx/takoyaki/
http://page.freett.com/himanners/takoyaki.htm
http://www.geocities.co.jp/Foodpia/6070/index/rekisi.htm
http://たこ焼き.sblo.jp/

17 thoughts on “Takoyaki (たこ焼き)”
  1. Adoro o takoyaki! É umas das iguarias japonesas quentes que mais aprecio, sem dúvida.
    A combinação do molho com as algas e o katsuo ralado é imbativel!

    Existem locais no Brasil que vendem a chapa ou o molho?
    Alguem pode indicar?

  2. Apesar de ser issei(japonês nato),confesso que conheço muito pouco a respeito de Takoyaki.
    No momento estou em negócio com uma empresa japonesa para produção de matéria prima do Takoyaki(polvo pré-cozido e cortado em pequenos pedaços).
    Gostaria de que me ajudem a entrar em contato com as empresas que produzem Takoyaki no Japão para que eu possa fornecer a matéria prima para confecção dos mesmos.
    Para a produção do polvo,eu tenho uma fábrica arrendada com todos requisitos para exportação.(SIF internacional)

  3. André…. No bairro da Liberdade, em São Paulo se vende a chapa de takoyaki para colocar no fogão, fica na rua dos estudantes.

  4. MUITO MUITO OBRIGADA!!!

    Comi esse bolinho na feira de domingo da Liberdade (SP) e fiquei a-pai-xo-na-da! Tava louca atras da receita, e essa tá bem descomplicada. Hmmm, sábado tem jantar japonês lá em casa!!!

    Abs!!!

  5. Segui direitinho a receita, mas na hora de colocar na fôrma do takoyaki, grudou tudo; antes já havia untado a fôrma c/ óleo, foi um desastre…comprei a fôrma na Liberdade/SP, uma chapa preta, pesada e não tem antiaderente, tipo “Tefal”. Alguém saberia como fazer p/ ñ grudar??

  6. Hmmm…Takoyaki é realmente muito bom!!!Comi no último matsuri de Curitiba…fantástico! E essa receita tá suuuper acessível! Adorei! Obrigada!

  7. Fiz hoje o famoso takoyaki que os meus filhos adoram comer na Liberdade! E não é que nós conseguimos???
    Fiquei receosa depois de ler tantos comentários de insucesso! Segui à risca a receita e ficou uma delícia! Obrigada!

  8. adoooooooooro, vou para a liberdade só pra comer a delíciaaaaaaa qualquer hora vou tentar fazer, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  9. GENTE, O TAKOYAKI É UMA DELICIA!!!!!
    OLHA, PARTICULARMENTE, ODEIO GENGIBRE, MAS NESSE BOLINHO EU AMOOOO, E DETALHE… O POLVO TEM QUE SER BEM PICADINHO, PQ SE FICAR PEDACOS MUITO GRANDE NAO FICA BOM, ALÉM DE SENTIR BEM AQUELE NEGOCIO BORRACHUDO E FICA UM POUCO NOJENTO, JÁ QUE O POLVO NAOÉ NADA BONITO NEM MUITO SABOROSO, SENDO SINCERA. ENFIM, RECOMENDO COME-LO, ATÉ AQUELAS PESSOAS MAIS NOJENTAS PQ VAO GOSTAR!
    DETALHE: ALGUÉM SABE ONDE POSSO COMPRAR ONLINE O TAKOYAKI CONGELADO? PQ ATÉ IR NA LIBERDADE…. SAO 2H DE DISTANCIA DE ONDE MORO. SE ALGUÉM PUDER ME AJUDAR FICAREI GRATA.

    1. Boa tarde, Gustavo!
      Um pacotinho de hondashi tem 10gr, logo a quantidade para a receita seria em torno de 3,3gr.
      Hisae Kaneoya

    1. Tereza,
      Qualquer loja que venda panelas na Rua Galvão Bueno deve vender a chapa, dentre elas Himeya e Mizumoto.
      Hisae Kaneoya

Leave a Comment