Nipocultura: a cultura japonesa ao seu alcance

A guerra de Genpei (源平合戦), o fim de uma era

http://www.chinahistoryforum.com/lofiversion/index.php/t12376.html

Durante o período Heian, o Japão passava por uma grande instabilidade política. As batalhas pelo poder eram constantes. Nesta época, 2 poderosos clãs de samurais disputavam o controle do país: os Minamoto (Genji) e os Taira (Heike). E entre os muitos conflitos envolvendo os dois clãs, destaca-se a Guerra de Genpei, o qual marcou o fim de um período e o estabelecimento do xogun, que significa generalíssimo, supremo mandatário militar, agora como administrador do país.

A guerra tivera início em 1180 quando Minamoto Yorimasa indicou um candidato a imperador diferente dos Taira. No mesmo ano, ocorreu em Kyoto, a primeira batalha de Uji. Os Taira perseguiram o príncipe Mochihito (以仁王), candidato ao trono imperial do clã rival, até um templo na periferia de Kyoto, chamado Mii-dera. Nesta batalha, ao tentar ajudar o príncipe, Yorimasa foi atingido por uma flecha e para não se render aos inimigos, praticou o seppuku, suicídio pelo desventramento. O príncipe foi assassinado logo depois.

Com a morte de Yorimasa, seu sucessor Yoritomo (源頼朝), assume o controle do clã e enfrenta os inimigos em várias batalhas: Ishibashiyama em 1180, Fujigawa também em 1180, Sunomata em 1181 e Yahagigawa. Após tantas batalhas, o desgaste é inevitável e parte de ambos os clãs recuaram para cidades mais distantes. Yoritomo deixou seu primo Yoshinaka no comando das batalhas de Hiuchiyama e Kurikara/Tonamiyama. Na mesma época, Kiyomori, comandante dos Taira faleceu. E meses após a última batalha, Taira Munemori levou o seu clã para Shikoku com o imperador Antoku.

Yoshinaka, no comando de um exército desorganizado, atacou o palácio Hōjūjidono (法住寺殿). Incendiou o local, matou todos os guardas e contra vários membros da corte, colocou o imperador Go-Toba no poder. Yoshinaka ainda comandou a segunda batalha de Uji e morreu em 1184 na batalha de Awazu.

Minamoto Yoshitsune (源義経), irmão mais novo de Yoritomo, se tornou o novo general do clã de Yoritomo. Uma de suas mais importantes vitórias foi na famosa batalha de Ichi-no-Tani (一の谷), um acampamento dos Taira na região oeste da atual Kobe. O local era protegido ao norte por um penhasco, ao sul por uma baía, onde estavam atracados os navios dos Taira e a leste e oeste, guardas garantiam a segurança dos companheiros. Mas nada disso foi o suficiente para Yoshitsune. Ele separou um grupo com aproximadamente 100 guerreiros e desceu as montanhas a cavalo, surpreendendo aqueles em vigília. Outros dois grupos atacaram o lado leste e oeste forçando o recuo dos Taira aos navios. Antes da última batalha da guerra, Yoshitsune ainda venceu a batalha de Yashima em 1185.

Em 24 de abril do mesmo ano, ao norte de Kyushu, os dois clãs inimigos travaram a batalha de Dan-no-Ura (壇の浦の戦い), a qual encerra a guerra. Estima-se que os Minamoto contavam com uma frota de 850 navios contra 500 dos Taira. Mesmo com um número inferior os Taira conseguiram conter o ataque inimigo graças às manobras dos navios e seus hábeis arqueiros. Mas a maré mudou e no combate corpo a corpo o exército de Yoshitsune era impecável. Diante da inevitável derrota, iniciou-se o processo de suicídio em massa. Samurais, membros da família Taira e o imperador Antoku lançaram-se ao mar. Taira Munemori não se suicidou e foi executado como um covarde.

Fontes:
http://www.chinahistoryforum.com/lofiversion/index.php/t12376.html
http://www.city.takamatsu.kagawa.jp/ENGLISH/rekisi/genpei/genpei.html
http://everything2.com/title/Gempei%2520War
Revista Grandes Guerras, abril 2008

3 thoughts on “A guerra de Genpei (源平合戦), o fim de uma era”
  1. Meu sobrenome é Taira Mas fiquei um pouco desapontada na parte “Taira Munenori não se suicidou e foi executado como covarde”

Leave a Comment