Nipocultura: a cultura japonesa ao seu alcance

Gueixa 芸者 | Patrocinador

gueixa04.jpg

Danna. Assim é chamado o personagem que se encarrega de custear várias das despesas das gueixas. Ele é um cliente especial que tem o privilégio de manter uma relação duradoura e íntima com ela. O papel do danna é de muita importância visto que os treinamentos e os preços dos quimonos são extremamente caros.

É dito que uma verdadeira gueixa só se envolve sexualmente com um cliente quando assim desejar ou quando seu relacionamento vem de longa data (como é o caso do danna) – mas esse é um ponto de difícil compreensão tanto para os ocidentais como para os próprios japoneses.

Uma explicação para essa posição ambígua que as gueixas ocupam na sociedade japonesa (e que para alguns se aproxima da prostituição) é a de que as gueixas oferecem a fantasia de sedução e romance para homens ricos e poderosos, numa sociedade onde há pouco espaço para tais sentimentos.

Na época do auge das gueixas, as relações entre homens e mulheres no Japão se davam de modo diferente como ocorriam no ocidente.

Todas as classes sociais realizavam casamentos arranjados, com exceção das classes mais pobres. O objetivo do casamento era criar alianças entre famílias; contrariar a família e casar por amor era algo impensável.

Leave a Comment