Nipocultura: a cultura japonesa ao seu alcance

Gackt Kamui

http://www.thedragonshorde.com/music/music-images/gackt-diablos.jpg

Okabe Satoru mais conhecido como Gackt Kamui nasceu em Okinawa, em 4 de julho, o ano não é revelado por ele, mas especula-se que seja em torno de 1973. Seu pai era trompetista e sua mãe, cabeleireira.

Cresceu com uma educação muito rígida, podendo assistir somente programas educativos na TV e foi forçado a estudar piano aos 4-5 anos de idade. Mas apesar de não gostar, freqüentava as aulas. Após quatro anos seus pais permitiram que parasse com os estudos de piano.

Aos 15 anos após ter se impressionado com Lars Ulrich, da banda Metallica, começou a tocar bateria.

Iniciou sua carreira musical em 1995, com a banda Cain´s Feels como baterista. Mas pouco tempo depois, o vocalista da banda saiu, então Gackt subistituindo-o tornou-se o novo vocalista. Gackt detestava sua voz, por ser grave e capaz de cantar somente algumas músicas, mas como não havia ninguém para preencher a posição ele decidiu aceitar cantar para a banda.

Cain´s Feels durou pouco, pois em julho de 1995 Gackt se uniu à banda Malice Mizer como vocalista principal, compositor e pianista. Malice Mizer lançou dois albuns com ele: “Voyage” e “Merveillers”. O grupo se tornou maior em 1997 e o sucesso era crescente, mas um desentendimento de Gackt com alguns membros da banda fez com que ele saísse no final de 1998.

No começo de 1999 Gackt começou sua carreira solo, conhecida como GacktJob. Sua banda é composta por: You (Guitarrista, Violinista), Chachamaru (guitarrista principal), Ryuichi (bateria) e Juken (baixo). Em maio do mesmo ano Gacktjob lança seu primeiro CD, um mini-álbum “Mizarable”. E o primeiro álbum “Mars” é lançado em abril de 2000.

A maioria dos seus videoclipes são filmados nos Estados Unidos e as fotos publicitárias também são feitas fora do Japão. Talvez seja por isso que ele tenha conhecimento de tantas línguas estrangeiras (inglês, mandarin, francês e está estudando o coreano e o cantonês).

Além dos fotobooks e Cds, o cantor faz dublagem do personagem principal do anime “Hokuto no Ken”, atua em comerciais e programas de TV e protagonizou o filme Moonchild junto com o vocalista da banda L’Arc~en~Ciel, participa da elaboração do tipo de voz do protagonista de “Bujingai”, o jogo para playstation lançado no Japão e nos Estados Unidos e lançou uma autobiografia Jihaku – The confession.

O single de maior sucesso 12 Gatsu no Love Song foi lançado em 2001 e relançado em 2002, 2003 e 2004, sempre no final do ano.

Atualmente Gackt tem 8 álbuns e mais de 17 singles lançados. Seu mais recente trabalho é Love letter, lançado em fevereiro de 2008.

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Gackt
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gackt
http://www.jpop.com.br/artistas/artista.php?id=110

Leave a Comment