Nipocultura: a cultura japonesa ao seu alcance

Pequeno histórico do Japão antigo | O Período Yamato [大和時代] (300d.C.- 593d.C.)

nintoku

Foto : Túmulo do Imperador Nintoku.

O período Yamato costuma ser divido em duas partes: Kofun e Asuka. Neste artigo, irei abordar sobre a parte denominada pelos historiadores de Kofun.

Kofun é uma espécie de continuação do período anterior conhecido como Yayoi (300 a.C. – 300 d.C.), recebendo a denominação de kofun em função da presença das grandes câmaras funerárias de pedra dessa época – talvez as mais impressionantes obras de arquitetura do Japão, mesmo que tenham sido construídas na sua Pré-História.

Kofun, em japonês, significa túmulo e é justamente essa a característica marcante do período: o aparecimento dos túmulos dos mais importantes chefes (ou Reis) de clãs. Essas obras funerárias construídas numa forma que lembra um buraco de fechadura, tinham espelhos de bronze e figuras eqüestres como ornamentos na sua parte interna. Certamente, os enfeites tinham significados – os espelhos com moldura de bronze e trabalhados no verso, por exemplo, eram, com certeza, um símbolo de status na sociedade japonesa, pois eram encontrados em todos os túmulos de dignitários e inclusive faziam parte das próprias insígnias reais de muitos clãs. Entretanto, a mais importante de todas as informações que tais decorações fúnebres nos dão é o fato dos cavalos terem se tornado, por essa época, o principal instrumento bélico do arquipélago.

Muitos aspectos detectados no período Yayoi, tais como a irrigação dos campos de arroz, a sedentarização da vida agrícola, a crescente utilização do ferro e do bronze, a tecelagem, a especialização na produção de metais, a cerâmica e o sal, os túmulos dos chefes com vários objetos valiosos, as diferenças sociais e a formação de pequenos estados rivais, intensificaram-se nos séculos seguintes.

Durante a invasão pela Mongólia, após sucessivas lutas entre os clãs, surge a dinastia Yamato, por volta de 250 d.C. O chefe da dinastia Yamato recebe o nome de Okimi ou Oaiwô (grande rei) e posteriormente passou-se a denominá-lo tennô (imperador). Os indícios levam a crer que a origem dos imperadores japoneses esteja em Yamato. Jinmu Tennô foi o primeiro imperador do Japão e conseguiu integrar as pequenas vilas num único Estado.

Em pleno esplendor, os Yamato mandaram chamar do continente (China e Coréia) artesãos para ensinar os japoneses. Contudo, dentre todos os ensinamentos, os mais notáveis e importantes foram o budismo e a escrita, o kanji.

As sepulturas atingiram a sua maior escala no século V. A chave para a construção das gigantescas tumbas reside nos migrantes torai-jin que chegaram ao arquipélago japonês pela península coreana. Enquanto esta região estava em guerra, os migrantes, que receberam cargos de elite na corte de Yamato, transmitiram a tecnologia da construção de tumbas e também de grandes templos, além de técnicas de forjadura, sericultura, tecelagem e cerâmica entre outras. Esse movimento migratório data desde a época da mudança da Era Jomon para Yayoi, quando muitos migrantes chegaram ao Japão. Atualmente, a teoria predominante da origem do povo japonês é de que ele surgiu da miscigenação de homens da era Jomon com os migrantes.

O conhecido túmulo de Nintoku está entre um dos maiores monumentos do mundo. Rivaliza com as pirâmides do Egito e só é ultrapassado pelo túmulo do primeiro imperador da dinastia Qin da China, com o seu vasto exército, soldados e cavalos, em figuras de barro de tamanho natural. Nintoku foi um imperador lendário, que reinou de 313 a 399.

Esta brilhante obra arquitetônica, aliada a profundos contatos com o exterior e uma grande melhoria na qualidade de vida da população, marcam o fim da Pré-História japonesa e o início de sua História.

Considera-se que o período Kofun acabou em 538, quando o uso dos elaborados kofun pelos Yamato e outras elites se perdeu, devido às novas crenças budistas, que punham maior ênfase no caráter efêmero da vida humana.

Fontes:
Livro
pequena história das grandes nações.
http://en.wikipedia.org/wiki/Kofun_period
http://www.japaobrasil.com.br/index.php

5 thoughts on “Pequeno histórico do Japão antigo | O Período Yamato [大和時代] (300d.C.- 593d.C.)”
  1. Nossaaa..
    Incrível.. Ontem ví uma foto de um kofun, e fiquei pensando: seria interessante alguém escrever sobre isso..

    Sugoi né!

    [manifestando a minha surpresa^^]

  2. Bom mesmO esse site..mais..
    Poderiam cer mais especificoS..
    Por que do kii me adianta ler,ler,ler …
    e nãO entendeR nada de nadA…
    e poderiam procurar mais artigos mais fotOs..

    P.s:~~>Parabeens…pra vcs …mesmO nãO me ajudandO em nada…uahsuahsuahsu..minha professora é muitO exigente…

    ahsuahsuahsu…

  3. Queria primeiro parabenizar pelo excelente trabalho, e gostaria de dizer que estou utilizando esses artigos como ferramentas de estudo para preparar um material acerca da arte japonesa. Colocarei esse site nas referências.
    Muito bom mesmo!
    Meus parabéns!

Leave a Comment