Nipocultura: a cultura japonesa ao seu alcance

Kinpaku [金箔] | Flocos de ouro na gastronomia

http://www.flickr.com/photos/seanyeh/2080448853/

Kinpaku [金箔] são flocos de ouro, utilizados na decoração de diversas obras de arte, artesanatos, móveis e até na gastronomia. Estes flocos de ouro embelezam os saquês, wagashi (doces tradicionais japoneses), chás, sushis, sashimis e recentemente os cafés.

Os registros mais antigos sobre o uso do ouro em alimentos são de 5 mil anos em Alexandria no Egito. Os egípcios ingeriam o ouro para purificar a mente, corpo e espírito. Eles acreditavam ser um material místico que representava a perfeição da matéria e proporcionava o rejuvenescimento e até a cura de várias doenças.

Na China, as propriedades reconstituintes do ouro ainda são reconhecidas. Camponeses cozinham o arroz colocando na panela uma moeda de ouro, a fim de ajudar a reabastecer o ouro em seus corpos. Os seus ancestrais também acreditavam que o consumo de ouro fazia bem à saúde e enriquecia o espírito.

O início da produção de kinpaku no Japão se deu através de Toshiie Maeda, o primeiro senhor do clã Kaga. Ele ordenou que o povo de sua província nativa Ishikawa, produzisse kinpaku (folhas de ouro) e ginpaku (folhas de prata) para a sua expedição à Coréia, liderada por Toyotomi Hideyoshi em 1593. A cidade de Kanazawa, província de Ishikawa, é, portanto, muito famosa pela fabricação de kinpaku, representando cerca de 98% da produção do país.

O kinpaku é um ingrediente nobre que começou a ser introduzido na gastronomia moderna pelos japoneses como forma de decorar os pratos, tornando-os mais sofisticados. O uso vai desde pratos salgados até nas bebidas alcóolicas. Apesar de metal, não há risco nenhum para o consumo, pois o ouro usado na alimentação não é absorvido pelo corpo humano; não possuindo propriedade nutricional, é eliminado normalmente do organismo sem deixar vestígios.

http://www.flickr.com/photos/luchiong/2405592423/

(Bolo decorado com kinpaku)

http://www.flickr.com/photos/cureless_nz/2197365886/

(Saquê com flocos de ouro)

Fontes:
http://www.k-katani.com/kinpaku/k_rekishi.html
http://www7a.biglobe.ne.jp/~s39/kinpaku-syokuyou.html
http://www.kinpaku.jp/rekishi.html
http://www.ff.up.pt/toxicologia/monografias/ano0607/ouro/html/Index.html
http://www.kougei.or.jp/crafts/1503/d1503-5.html
http://shofu.pref.ishikawa.jp/shofu/kougei1_e/haku_e/main.html

2 thoughts on “Kinpaku [金箔] | Flocos de ouro na gastronomia”
  1. Waw! Foi um luxo esta matéria! Realmente, fico impressionada com as suas matérias!
    A forma clara e gostosa que você traz para nós a curiosidade, cultura gastronômica japonesa é incrível! Adorei!

Leave a Comment