Nipocultura: a cultura japonesa ao seu alcance

Chawan Mushi [茶碗蒸し] | Pudim salgado a vapor

http://www.flickr.com/photos/hgd/2067063057/

O chawan mushi [茶碗蒸し] é um creme de ovos salgado, com consistência e método de preparo semelhante ao pudim. O prato, normalmente servido como acompanhamento quente, é preparado através do cozimento a vapor. A palavra traduzida literalmente significa:

chawan = tigela
mushi
= cozido a vapor

Não existem muitos registros sobre a origem do referido prato. Mas sabe-se que surgiu na Era Edo, por volta de 1790 na cidade de Kyo, Osaka, expandindo-se posteriormente para Edo (atual Tóquio) e Nagasaki.

Yossou Yoshida [吉田吉宗], do clã Iyo da província de Ehime, situado na ilha de Shikoku, quando passava por Nagasaki, experimentou e apaixonou – se pelo sabor do chawan mushi, ainda pouco difundido na época. Decidiu então, em 1899, abrir um restaurante especializado em chawan mushi, nomeando-o Yossou [吉宗], na cidade de Nagasaki.

Após vários experimentos, Yossou definiu 9 ingredientes como sendo recheios básicos e tradicionais do chawan mushi: frango, kamaboko [カマボコ] (massa prensada de peixe), anago [アナゴ] (tipo de peixe), ginnan [銀杏] (semente de nogueira), shiitake [椎茸] (cogumelo), takenoko [筍] (broto de bambu), fu [麩] (pão desidratado), mitsuba [三つ葉] (trifólio) e peixe branco. Porém, atualmente os recheios do chawan mushi variam de acordo com  o gosto e costume das pessoas.

Segue abaixo uma receita básica de chawan mushi:

Ingredientes:
[creme de ovo]
– 2 unidades de ovo
– 2 copos de dashi (caldo de peixe)
– 1/2 colher de sobremesa de sal
– 1 colher e 1/2 de shoyu
– 1 colher de sobremesa de saquê mirin

[recheio]
– 4 camarões
– 100g de peito de frango
– 1/2 colher de sobremesa de shoyu
– 2 unidades de shitake fresco
– 4 fatias de kamaboko
– 8 unidade de ginnan
– 8 folhas de mitsuba

Modo de preparo:

  1. Quebrar os ovos e misturá-los com o caldo dashi. Coar o líquido formado com um pano ou peneira. Temperar com shoyu , o saquê mirin e sal.
  2. Preparar os ingredientes do recheio: limpar os camarões e cortar o frango em pedaços pequenos. Fatiar os cogumelos em tiras de aproximadamente 5mm.
  3. Arrumar todos os ingredientes do recheio no fundo das tigelas. Despejar a mistura por cima e colocar as folhas de mitsuba na superfície.
  4. Estourar as bolhas de ar da superfície e colocar as tigelas em cima para cozinhar em banho-maria. Cozinhar em temperatura moderada, em fogo baixo, de 15 a 20 minutos. Servir ainda quente no mesmo recipiente no qual é cozido.

Rendimento: 4 porções

Fontes:
http://detail.chiebukuro.yahoo.co.jp/qa/question_detail/q119452936
http://www.tbs.co.jp/radio/kentaro/2006/20061208.html
http://www.ginza.jp/select/ip_shops/2004021.html
http://www.yossou.co.jp/history/index.html
http://recipe.gourmet.yahoo.co.jp/T001012/

3 thoughts on “Chawan Mushi [茶碗蒸し] | Pudim salgado a vapor”
  1. Eu simplesmente amo chawan-mushi! É realmente uma delícia!
    Ele é levemente doce, com um ponto certo de Dashi e shoyu! Sempre comi chawan-mushi enfeitado com uma flor feita de cenoura…

  2. Oi Haruna!
    Muito feliz por esta receita.
    Coincidentemente falei muito sobre o chawan-mushi
    nestes últimos dias.
    Saudades da minha Obaatian

  3. Boa-tarde,

    Vim fazer-te uma visita por indicação da Bruna, parabéns pelo blog! É sempre bom ter um espaço de divulgação de nossa cultura.

    Nunca provei o chawan-mushi, parece muito bom. Um abraço.

Leave a Comment