J League: a liga profissional de futebol japonês

J League: a liga profissional de futebol japonês

150 150 Bruno Kaneoya

http://www.flickr.com/photos/spilt-milk/

Embora a primeira partida oficial de futebol no Japão tenha sido disputada há 120 anos, entre Kobe Regatta e Yokohama Country, somente em 1921 foi fundada a Japan Football Association (JFA). Após sucessivos fracassos das equipes japonesas nas olimpíadas de Berlim e Tóquio, em 1965 foi criada a primeira liga de futebol japonês, a Japan Soccer League (JSL). Mas os times ainda eram formados, basicamente, por jogadores amadores.







Até que no dia 15 de maio de 1993, aproximadamente 60 mil torcedores presentes no Estádio Nacional de Tóquio, vibraram com o pontapé inicial da J League. Criada com o objetivo de desenvolver a cultura esportiva do país e auxiliar na evolução da saúde mental e física do povo japonês, a liga é hoje uma das mais importantes da Ásia e contribui significativamente para o futebol mundial.

Desde a sua fundação, a liga passou por vários momentos importantes em sua história até a sua estabilização em 1999:

  • A 2ª temporada em 1994, conforme previsto pelos dirigentes, foi um sucesso. Muitos jogadores estrangeiros foram contratados e os estádios viviam cheios.
  • Após 3 anos de muito sucesso, em 1997 a liga passou por grandes dificuldades. A combinação de altos salários e estádios vazios foi fatal para alguns clubes.
  • Em 1998 os clubes decidiram não depender exclusivamente dos grandes patrocinadores nacionais e se aproximaram do povo de suas respectivas cidades. Esta atitude atraiu mais investimentos locais.
  • Em 1999 foi criada a 2ª divisão com 10 clubes: um da J League e nove da JFL (Japan Football League).

A liga, que hoje conta com 18 times na 1ª divisão e 15 na 2ª, funciona em um modelo similar ao campeonato brasileiro, no qual os dois últimos colocados da 1ª divisão são rebaixados e os dois primeiros da 2ª, promovidos. Até o ano de 2004 o campeonato era disputado em duas metades. Os vencedores se enfrentavam em uma partida final para determinar o campeão do ano. Contudo, a partir da temporada de 2005 foi adotado um novo modelo, o de pontos corridos, similar ao campeonato brasileiro.

Grandes jogadores brasileiros como Zico (também treinou a seleção japonesa), Edmundo, Leonardo, Jorginho e Mozer já atuaram na liga como grandes estrelas. Nos dias de hoje, alguns jogadores japoneses como Nakata e Nakamura, já marcam seus gols por clubes europeus.

Por fim, a J League não se resume ao futebol e a sua responsabilidade com a sociedade é respeitável. Um dos conceitos trabalhados na liga é o da “visão de 100 anos”:

  • Criar iniciativas e construir estruturas que incentivem a prática de esportes em sua cidade.
  • Criar clubes nos quais possam ser praticados outros esportes além do futebol.
  • Conectar pessoas de todas as idades através do esporte.

Referências:
http://www.soccerphile.com/soccerphile/archives/wc2002/fo/co/jf.html
http://news.bbc.co.uk/sport3/worldcup2002/hi/team_pages/japan
http://en.wikipedia.org/wiki/Category:Japan_Soccer_League_players
http://en.wikipedia.org/wiki/Japan_Soccer_League
http://jleague.wordpress.com/page/2/
http://en.wikipedia.org/wiki/J._League
http://www.j-league.or.jp/eng/mission/

Bruno Kaneoya

Bruno Kaneoya, designer e sansei (neto de japoneses). "Como designer, é imprescindível compreender a maneira como a sociedade funciona, se comporta e se transforma, por isso escrevo sobre este assunto no NIPOCULTURA."

All stories by : Bruno Kaneoya
9 Comentários
  • Bom-dia, Bruno

    O jogador de futebol japonês é bastante esforçado mas, realmente, ainda precisa aprender muito com os brasileiros. É bom que exista o intercâmbio. Muitos brasileiros jogam lá e japoneses vem pra cá também para aprender.

    Um abraço

  • queria saber como faz para entra em um time, se tem algum teste que publicasse no sate . muitos descendente que estao aqui tem potencial para jogar .

  • Pedro Alexandre da Cruz Fernandes 17/07/10 at 16:09

    eu queria jogar no japao…sou fãn do shisuke nakamura e do fotbol japones…..mas nao sei como poderia faser um teste num time da J league….vcs podem me ajudar?….entrem en contato pelo meu e-mail pedrim_all@hotmail.com ( tenho 18 anos jogo de quarto zagueiro ou volante sou canhoto…..jah joguei em alguns clubes do brasil como vasco da gama ) espero anciosamente

  • Ruan Germano de Menezes 25/02/11 at 01:27

    Gostaria muito de jogar no japão .queria fazer 1 teste pra jogar em algum time da J League.
    meu sonho é jogar no japão até poder jogar na seleção japonesa algum dia, será que vocês podem me ajudar ?Prometo à vocês que nao vão se arrepender.
    Tenho 18 anos , sou atacante,sou rapido e tenho chute forte,sou DESTRO .

    meu email Kawaiiziinho_gostosinho@hotmail.com

    espero respostas atenciosamente .

    Obrigado.

  • Douglas Oliveira Santos Silva 21/04/11 at 15:37

    bom gostaria muito de fazer um teste no japao
    sou fã do futebol japones a tempos
    pra fala a verdade gosto muito da cultura japonesa
    gostaria muito de ter a oportunidade de mostrar meu futebol
    no japao pois tenho certeza que me sairia bem
    sou meia atacante bato com as duas pernas
    tenho 17 anos
    se alguem souber uma maneira de fazer um teste no japao por favor entre en contato comigo
    ocara_douglas_001@hotmail.com
    OBRIGADO !

  • Tenho vontade de jogar futebol no Japão, mas não sei como funciona para entra em um time de lá. Nem se tem intercambio para jogar lar.
    Meu Nome é Italo Vidal, tenho 19 anos, sou atacante mais também jogo na meia ou de segundo volante, sou destro e acho o futebol japones muito promissor.
    Por favor se alguém souber como posso ir jogar no futebol japones
    poderia me responder por esse e-mail: italovidal07@gmail.com

    OBRIGADO !

  • Marcos Vargas 30/04/14 at 23:46

    meu filho é meia esquerda, tem visão de jogo e bom passe. Estou disposto leva-lo para fazer um teste, e ficar um tempo por aí para se adptar. Preciso saber como entrar em contato. Quero realizar esse sonho.

    Grato,
    Marcos Vargas

  • Douglas Anderson 7/10/15 at 09:22

    Sou da cidade de fortaleza ja joguei como profissional mas no momento estou parado , gostaria de fazer um teste no futebol japonês, sou canhoto jogo de meio de campo ,caso venha dar certo ir fazer o teste arco com minha passagem ! Meu numero dd+85+986552337 obrigado pela atençao dos responsáveis do site !valeu

  • Sou goleiro profissional jogava no palestra Itália. Depois palmeiras estou no Japão podemos fazer um teste

Leave a Reply