Radio Taiso (ラジオ体操): em busca da longevidade

Radio Taiso (ラジオ体操): em busca da longevidade

150 150 Mari Kamia

http://cache.daylife.com/imageserve/00B16zkeXqg6C/610x.jpg

Radio Taiso significa exercício de aquecimento com rádio. Parecido com a ginástica laboral que conhecemos hoje, esta modalidade é acompanhada pela música e é muito popular no Japão.







Criada em Tóquio em 1928 por uma organização governamental para manter a população em forma, o Radio Taiso era transmitido através da emissora de rádio NHKradio todas as manhãs em fábricas e  escolas, sendo praticado por colaboradores e alunos. Devido à música suave que guia os praticantes, os movimentos da ginástica são leves, proporcionando assim um exercício acessível para todas as idades.

Tem uma dinâmica similar à de uma aula de ginástica, com a vantagem de que pode ser praticada em qualquer lugar. Inicia-se com exercícios de respiração e alongamento e durante cerca de 40 minutos os praticantes fazem exercícios para a cabeça, tronco, braços e pernas. Sempre com movimentos harmoniosos.

Depois da 2ª Guerra Mundial o Radio Taiso, juntamente com o shogi (xadrez japonês) e todas as artes marciais foram consideradas militaristas e conseqüentemente proibidas pelo governo dos Estados Unidos.

No Brasil o Radio Taiso foi introduzido em 1979, hoje a modalidade já conta com mais de dez mil adeptos, principalmente nos bairros de São Paulo.

Não é necessário inscrição, é gratuito e não demanda equipamentos especiais. As roupas brancas são comuns e recomendáveis pois transmitem limpeza e paz.

Referências:
http://news.3yen.com/2005-09-13/the-worlds-dorkiest-tune-radio-taiso-exercise-music-of-japan/
http://en.wikipedia.org/wiki/Radio_taiso
http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0276e.htm

Mari Kamia

Meu nome completo é Carla Mari Kamia, sou formada em Educação Física e atualmente trabalho como professora de natação e hidroginástica em uma academia aqui em Florianópolis. Sou sansei (terceira geração de descendência japonesa) e convivo com a arte da música desde meus 6 anos de idade, quando participei do meu primeiro campeonato de Karaokê na Zona Norte de São Paulo. A partir desse dia, não parei mais de cantar em campeonatos e conviver com a música. Participava de campeonatos de São Paulo em pequenas associações, campeonato Paulista e Brasileiro até os meus 21 anos e, atualmente, só por lazer. Adoro música e principalmente músicas japonesas, e aprecio de tudo um pouco!

All stories by : Mari Kamia
5 Comentários
  • wladimir galhardo 29/10/09 at 16:56

    Boa tarde !!!!

    meu nome é wladimir e gostaria de saber se a palavra TAI-SÔ
    ou taiso tem algum simbolo que o acompanha.
    por favor se tiver e se puderem me enviar ficaria muito grato….

  • Estou produzindo uma matéria para o programa Mulheres, da TV Gazeta, sobre SP pela manhã. Dentro do assunto estou procurando um grupo de pessoas que se exercitam bem cendo nos parques da cidade, será que vcs teriam contato com algum grupo? Obrigada
    Rosyres Oppido – 31705561

  • Iochihiko Kaneoya 15/11/10 at 22:04

    Oi Rosyres
    Desculpe a demora.
    Se você está em S. Paulo, capital, na estação do metrô da Liberdade há um grupo que pratica o radio taiso todas as manhãs, se não me engano, às 6:00 h da manhã.
    Abraço da Equipe Nipocultura

  • O Radio Taiso é mais do que ginastica laboral , é a socialização das pessoas que participam do grupo , alem de serem amigos , praticam danças em grupo , realizam excurções , organizam eventos , festas e ralizam apresentações da ginastica nos eventos da colonia japonesa. Hoje temos mais de 40 grupos que se reunem todas as manhã na cidade de São Paulo , por exemplo o grupo da Conceição ( Praça Hatiro Miasaki , aquela praç a onde o Abilio Dins esteve sequestrado ) iniciam as atividades as 06:00 fazendo a limpeza da quadra , as 06:30 horas treinam dança ate as 07:00 horas quando iniciam a ginastica que temina as 07:30 horas

Leave a Reply