Nipocultura: a cultura japonesa ao seu alcance

Umi no Hi [海の日] | Dia do Mar

http://www.flickr.com/photos/9400309@N03/2185557937/sizes/m/

Desde os primórdios da civilização, o mar foi elemento da natureza que influenciou profundamente o desenvolvimento, a sobrevivência e o poder das nações. Para os japoneses também não foi diferente. Assim, em 1996, o mar ganhou a sua merecida homenagem: um feriado nacional no mês de julho.

Além de possibilitar a vinda de diferentes culturas, pessoas e produtos que chegaram à costa japonesa, o mar sempre foi uma grande e rica fonte de alimentos, evidente na variedade de peixes, frutos do mar e algas marinhas presentes na culínária japonesa.

O mar tem sido homenageado desde dia 20 de julho de 1941, com a instituição do Umi no Kinenbi [海の記念日] (Dia Comemorativo ao Mar) pelo Ministério das Comunicações. A data corresponde ao dia em que o Imperador Meiji desembarcou no porto de Yokohama a bordo do navio Meiji Maru. Para expressar a gratidão ao mar por ter trazido a prosperidade ao arquipélago, foi instituido o feriado.

Atualmente, o feriado é comemorado na terceira segunda-feira do mês de julho, devido a introdução do “HAPPY MONDAY”, quando algumas datas comemorativas são alteradas para segundas-feiras para que se prolongue o final de semana.

O mês do mar é marcado por diversas comemorações, incluindo exibições especiais dos aquários de todo o Japão, atividades educacionais oceânicas e esportes aquáticos. Uma das comemorações mais tradicionais, é o Umi Festa Okinawa, que acontece entre os dias 16 e 24 em Naha, capital de Okinawa.

Referências:
http://www.mlit.go.jp/event/marine/marine_.html
http://d.hatena.ne.jp
http://iroha-japan.net/iroha/A02_holiday/09_umi.html
http://ja.wikipedia.org/wiki/%E6%B5%B7%E3%81%AE%E6%97%A5
http://www10.tok2.com/home/uminohi/

One thought on “Umi no Hi [海の日] | Dia do Mar”
Leave a Comment