Sr. Mikawaya, especialista em guarda-chuvas

Sr. Mikawaya, especialista em guarda-chuvas

150 150 Bruno Kaneoya

kitazawa

Hoje em dia tudo é descartável: copos, guardanapos, lenços, meias e até calcinhas. E mesmo assim, ainda existe quem faça guarda-chuvas de verdade.







O Sr. Kitazawa, ainda em atividade, aprendeu a arte de fazer guarda-chuvas de seu pai, de quem herdou a loja, fundada em 1877 na cidade de Nagano.

Os seus guarda-chuvas custam aproximadamente ¥10.000 (aproximadamente R$ 180,00) e podem durar até 30 anos!

Sr. Kitazawa conta que, embora muitas pessoas o procurem para que ele ensine a arte de fazer guarda-chuvas, é um negócio que não dá muito dinheiro e que para ele, o “muito obrigado” dos seus clientes é o suficiente para motivá-lo a continuar trabalhando.

Baseado na entrevista realizada por Takafumi Suzuki.

Bruno Kaneoya

Bruno Kaneoya, designer e sansei (neto de japoneses). "Como designer, é imprescindível compreender a maneira como a sociedade funciona, se comporta e se transforma, por isso escrevo sobre este assunto no NIPOCULTURA."

All stories by : Bruno Kaneoya
4 Comentários
  • Oi Bruno,

    Eu estive num bairro chamado Da Liberdade dia destes e fiquei encantada. É um Japão dentro de SP. Estava trabalhando mas aproveitei pra fazer umas comprinhas da hora … comprei um futon que é uma delícia e um kimono. Ah! e conversei com um velhinho que faz massagens com umas bolinhas de madeira. Ele pensa como esse guardachuveiro (rs) ….se não pagarem, um obrigado tá mais que bom.

    Beijo grande

  • Franthiesco 21/09/15 at 16:57

    Olá
    Estou a procura de algum especialista em cultura japonesa, com foco nos produtos eletrônicos japoneses de entretenimento, como games e animÊs. Vocês tem alguém para indicar? É para um capítulo do meu proximo livro.
    obrigado

  • Franthiesco 21/09/15 at 17:00

    Olá,
    Preciso entrevistar algum especialista em cultura eletrônica japonesa. Vocês podem indicar alguém? é para meu próximo livro.
    obrigado

  • Hisae Yagura Kaneoya 22/09/15 at 10:12

    Olá, bom dia! Poderia explicar melhor em que tipo de área atua este especialista em cultura eletrônica japonesa? O que engloba esta área?

Leave a Reply