Nipocultura: a cultura japonesa ao seu alcance

Sobrenomes japoneses

sobrenomes.png

Os sobrenomes japoneses guardam importantes informações sobre as famílias. Para entender o porquê de seus significados e as razões pelas quais cada família optou por cada denominação, é preciso compreender todo o contexto histórico da formação dos sobrenomes. Até fins da era Edo (1603-1867), apenas nobres e samurais tinham direito a ostentar um sobrenome. Antes dos tempos feudais, os nomes dos clãs eram figuras proeminentes na história do arquipélago japonês. Os nomes de cada integrante eram sinalizados conforme o seguinte esquema: nome do clã + no + nome. O no presente entre a designação do clã e o nome da pessoa significava o de, na língua portuguesa. Assim, Fujiwara-no-Kamatari, importante personagem histórico da era Heian, significava Kamatari de Fujiwara, ou seja, Kamatari do clã Fujiwara.

Enquanto nobres e samurais já faziam uso de sobrenomes, as pessoas comuns utilizavam apenas prenomes. Quando necessário, incorporavam aos prenomes a designação de seus locais de nascimento. Por exemplo, Taro, nascido na vila de Asano, província de Shimotsuke, ficaria conhecido como Taro da vila de Asano de Shimotsuke.

Foi depois da restauração Meiji, em 1868, que todos os cidadãos foram autorizados a adotar um sobrenome. Como resultado, muitas famílias usaram elementos da natureza ou estabeleceram relações com o que faziam ou onde moravam (ex.: Yamamura = Vila na montanha)

Como descobrir a origem do nome?

Em muitas famílias, o significado e a origem dessas palavras perderam-se pelas gerações. E, para denominar com certeza o significado de um sobrenome, é necessário conhecer sua composição em japonês. Se nenhuma pessoa de gerações mais antigas de sua família souber com certeza reproduzir o sobrenome em japonês, será preciso recorrer ao Koseki da família – o registro familiar na cidade natal no Japão – no qual é possível ver a composição do sobrenome em japonês, ou seja, em kanji, os caracteres de origem chinesa usados também na escrita japonesa.

Em terras nipônicas, o nome da família antecede o prenome. Assim, Nana Kawamoto no ocidente, por exemplo, é referido como Kawamoto Nana no oriente (Kawamoto = sobrenome; Nana = prenome). Os sobrenomes são compostos por kanji. Em boa parte dos casos, esses ideogramas possuem mais de um significado, por isso, é necessário, para afirmar com certeza o significado de um sobrenome, examinar sua composição, para a partir da análise dos kanjis, especificar o que cada um deles significa.

fonte : adaptado do jornal Nippo-Brasil

42 thoughts on “Sobrenomes japoneses”
  1. oiiiiieeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee queria saber a origem do meu sobrenome , saegusa !

  2. gostaria de saber o significado do sobrenome SHIMOMURA e se poderia me passar em letras Kanji ou hiragana, pois vou fazer uma tattoo e vou colocar meu sobrenome.

    Domô Arigatô!!!!
    Sayônara.

  3. Boom , eu queeria saber o significado do meu sobrenome que é Oyama.

    Muito Obrigada.

    Fernanda Oyama 🙂

  4. Oie, gostaria de saber mais sobre meu sobrenome “Satake” , descobrir que eram Samurai descendentes de Genji não sei se é verdade… Obrigado.

  5. Dizia meu pai que somos descendentes de samurai de Kyoto,cidade natal dele.
    O kanji de meu sobrenome é kumo(nuvem),de(de saída).
    Mas sei que só existe a minha família c/ esse nome,ou seja irmãos e sobrinhos.
    Mesmo no Japão não existe quem tenha este nome.
    Existe Kumo(aranha),mas não o nosso.

    1. Oi Paola
      Os sobrenomes japoneses são escritos em kanji. Envie-nos o seu para respondermos.
      Abraços, Equipe Nipocultura

    1. Oi Eliseu bom dia

      Segundo o o dicionário geográfico e histórico do Japão de E. Papinot editado pela Charles E. Tuttle Company, 1984, pág 42, é o lugar em Tamba que foi residência dos daimyos Bessho (1583-1628) e Kuki (1633-1868). Etimologicamente, Aya é um tipo de tecido semelhante à sarja, e be, eram grupos de servidores subordinados ao uji, abolidos com a reforma Taika de 645. Então, Ayabe pode ter sido o grupo de tecelões de sarja, assim como tanabe eram os plantadores de arroz, o be mais importante dessa época e o de pescadores, ukaibe, por ex. (Yamashiro José – História dos samurais – Masao Ohno, 1987, pág 23 e 267).
      Abraços, Equipe Nipocultura

  6. Será que sou descendente de samurais como Honda Tadakatsu? meu sobrenome é Honda, obrigado se puderem responder.

  7. Oi..gostaria de saber o significado do sobrenome Tobara (戸原) e Sonoda (園田). Desde já agradeço.

    1. Oi Erika, tudo bem?
      To=porta, portão. Hara=planície. Porta ou entrada da planície.
      Sono=pequena área destinada a plantio de verduras ou flores. Ta=plantação de arroz. Área de cultivo de arroz.
      Abraços, Equipe Nipocultura

  8. Estranhíssimo essa lógica japonesa, ou seja, o nome só tem um significado se analisarmos a escrita!?!?! Como o advento da intensa alfabetização no Japão é coisa de, no máximo, 150 anos, então nos século 18, quando a grande maioria da população era analfabeta, quase ninguém sabia o significado de seu nome? É estranho, pois a língua surge muito, mas muito antes do advento da escrita, ou seja, a escrita deve se subordinar à lingua, não o contrário. Como subordinar toda uma língua a uma forma de escrita! Muuito estranho essa lógica do Japão.

  9. Olá gostaria de saber o significado e a origem do meu sobrenome “SATAKE”….obrigada!

  10. Olá

    Meu sobrenome é Tomouchi, kanji: 塘内. Gostaria muito de saber o significado dele, é muito difícil encontrar algum registro desse sobrenome. No site da imigração, o sistema de busca aponta apenas 8 indivíduos tomouchi que vieram para o Brasil, dentre eles meu bisavô.
    Obrigada desde já 🙂

    Tati

    1. Olá Felipe

      São três as principais correntes de pensamento que compõem a cultura japonesa: o xintoísmo, o budismo e o confucionismo.
      Grande abraço

  11. Meu nome é Andréia e eu gostaria de saber qual a origem do meu sobrenome, não tive,contato com minha família então não sei de onde vem, nome do meu avô era Massayuki Tinganji e minha avó Alzira Tanabe

  12. Bom dia
    Saberia informar qual o significado do meu sobrenome, USHIROHIRA, bem como o kanji.
    Grato

  13. Gostaria de saber o significado de meu nome é sobrenome: Shinji Nakayama… já vi no dicionário, mas como foi dito no artigo acima um símbolo tem vários significados. No dicionário meu pré nome significa 1. crente e 2. Atos divinos e o meu sobrenome traduzido literalmente seria NAKA- DENTRO e YAMA- MONTANHA

  14. Olá. Meu sobrenome é Kiatake, família de Okinawa. Por que alguns da família escrevem Kyan? E o que significa? Obrigada!

  15. Gostaria de saber o significado do sobrenome Utsunomya! Sei que existe uma cidade no Japão chamada Utsunomya e até uma universidade! Por não conhecer meus avós a história desse nome não me foi passado! Agradeço desde já pela ajuda!!

  16. Boa noite Equipe Nipocultura, espero que possa responder esta.
    Há tempos venho tentando descobrir algo mais sobre meus ancestrais e mesmo com o auxílio da internet, nem sempre obtenho bons resultados.
    Há 20 anos atrás tive a satisfação de conhecer onde meu avô paterno nasceu, ele é de Gifu-Ken, Shiro-tori se não me engano. Lembro-me de um santuário sem paredes onde no alto do lado interno haviam inúmeras “tabuinhas” onde pude reconhecer o kanji da minha família assim como identificar quem era homem e quem era mulher além da enorme surpresa de encontrar nomes escritos em katakana. Por onde quer que eu caminhava neste vilarejo encontrava o kanji da minha familia. Inclusive na “sapata” de um uma coluna de madeira encontrei um nome em kanji seguido da palavra em katakana burajiru. Segundo o meu falecido pai, meu avô dizia sermos descendentes de samurais. Tenho um par de abotoaduras com o simbolo da família Tokugawa (aquela que tem 3 folhas direcionadas ao centro entro de um círculo, tenho em casa também um “capacete”, “elmo”, em miniatura de ferro fundido onde há um símbolo de uma lua crescente virada para cima e um circulo furado na parte central inferior da lua.
    Saberia me dizer onde e como poderia conseguir mais informações a respeito?

    Agradeço, desde já, Muito Obrigado!

Leave a Comment