Natto (なっとうou 纳豆)

Natto (なっとうou 纳豆)

150 150 Hisae Yagura Kaneoya

Natto (なっとうou 纳豆 ) é uma comida tradicional japonesa feita de soja fermentada.







Comumente o Natto é servido com arroz, cebolinha e molho de soja. É muito popular nas regiões de Kanto, Tohoku e Hokkaido.

Este alimento é um grande aliado da longevidade, uma fonte rica de proteínas. Constitui-se de isoflavonas bioativas que suavizam os efeitos da menopausa, além de possuir grande capacidade de dissolução de coágulos sanguíneos –  importante para a prevenção de tromboses, derrames e infartos.

Um estudo de 2009 realizado em Taiwan indicou que o nattokinase, enzima extraída do Natto, tem a capacidade de degradar fibras de amilóide, sugerindo que poderia ser também um tratamento preventivo para doenças como Alzheimer. Natto contém grandes quantidades de vitamina K, que auxilia na formação dos ossos e na  prevenção da osteoporose.

Os primeiros registros que se referem ao Natto datam de 1050. No entanto, existem informações de que o alimento surgiu na China durante a dinastia Zhou (1045-256 a.C.), no qual armazenava-se a soja previamente salgada. Com a sua fermentação, obtinha-se um produto semelhante ao tonatto chamado shi, que chegou ao Japão com o budismo e era conhecido e usado entre o clero e a nobreza como um tempero de luxo, como acompanhamento do chá ou como remédio.

Fontes:

Dicas da nutricionista.com.br

Discovery Channel

Jornal Nippo-Brasil

Nikkeypédia

Wikipedia

Hisae Yagura Kaneoya

Publicitária formada pela Faculdades Integradas Alcântara Machado - FIAM/FMU e bibliotecária/gestora da informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Elabora projetos culturais e organiza eventos.

All stories by : Hisae Yagura Kaneoya

Leave a Reply