Nipocultura: a cultura japonesa ao seu alcance

Inscrições abertas para a bolsa do Monbukagakusho

O governo japonês, por meio do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia – Monbukagakusho -, oferece cinco tipos de bolsas de estudo para brasileiros em universidades públicas japonesas: pesquisa; graduação; escola técnica superior; treinamento de professores do ensino fundamental e/ou médio e; treinamento de língua e cultura japonesa.

As inscrições estão abertas para os treinamentos de professores do ensino fundamental e/ou médio e de estudantes da língua e da cultura japonesa.

A bolsa para estudantes da língua e cultura japonesa tem a duração de 1 ano e consiste em um subsídio mensal de 125 mil  ienes. A idade entre 18 e 29 anos, bom conhecimento da língua japonesa e ser universitário do curso de Letras – Japonês compõem a lista de critérios de seleção.
A bolsa para o treinamento de professores tem a duração de 1 ano e 6 meses – curso de língua japonesa nos primeiros seis meses da bolsa – cujo valor mensal é de 152 mil ienes. São alguns dos requisitos: idade até 34 anos, 5 anos de experiência e exercer o cargo atualmente.
Aos interessados em estudar no Japão, o site StudyinJapan é uma boa referência. Contém informações a respeito das bolsas – como o site do Consulado -, disponibiliza os testes dos anos anteriores, entre outras. O site também possui seções destinadas aos estudantes estrangeiros que se encontram no Japão e aos que retornaram para o Brasil.

A seleção será feita conforme cronograma abaixo:

10/02/2011 – Encerramento das inscrições (A documentação completa deve chegar ao Consulado Geral do Japão até esta data)
14/02/2011 – Avaliação dos documentos
15/02/2011 – Prova escrita
16/02/2011 – Entrevista
21/02/2011 – Divulgação dos pré-selecionados
Maiores informações:

Referências:

ASEBEX: Associação Brasileira de Ex-Bolsistas do Japão

Consulado Geral do Japão em São Paulo

One thought on “Inscrições abertas para a bolsa do Monbukagakusho”
Leave a Comment