Nipocultura: a cultura japonesa ao seu alcance

Furoshiki | 風呂敷

Furoshiki (風呂敷) é uma tradicional técnica japonesa de embrulho em tecido, que foi muito utilizada para transportar roupas, presentes entre outros bens. É comum ser usado para o transporte de obentô (marmita japonesa) e ainda servir de toalha de mesa para o almoço.

Atualmente, o furoshiki tem sido promovido pelo governo japonês, como uma alternativa ecológica às sacolas plásticas. As possibilidades de embrulho são diversas. A técnica abrange desde melancias, garrafas, marmitas e presentes sob diferentes formatos.

Sofia Kamatani, designer que integra o grupo Mottainai – divulgador de ações da cultura japonesa que contribuem para a preservação do meio ambiente -, afirma: “A pessoa pode dar presentes embrulhados no furoshiki e, depois, pegar o tecido de volta para reutilizá-lo, ou então ensinar a pessoa presenteada a dobrar”.

Os tecidos para furoshiki são difíceis de serem encontrados no Brasil, por não ser uma técnica muito divulgada no país. No entanto, Sofia apresenta uma alternativa: “Os brasileiros, porém, podem utilizar bandanas ou lenços comuns com estampas de que gostam para fazer o furoshiki”.

Aprenda alguns modelos:

Bolsa de furoshiki

Furoshiki para frutas, bolos e afins

Furoshiki para livros, caixas e retângulos

Referências:

MadeinJapan

Wikipedia: furoshiki

4 thoughts on “Furoshiki | 風呂敷”
  1. Fiquei encantada com o artigo. Assim como no comentário anterior, não sabia que existia tecido próprio para tal (embora tenha pensado nessa possibilidade, a exemplo do papel próprio para o origami). Aprendi a fazer a flor para usar no pescoço.

    Obrigada por compartilhar!

  2. Desde menina fui admirei tudo que é do Japão. Atualmente, encantei-me pelo furoshiki e desejo conhecer mais sobre esta técnica, além de aprender. Gostaria de saber como fazer furoshiki para embalagens pequenas (brincos, colares, anéis). Se puder me ajudar …. Agradeço antecipadamente. Parabéns pelos trabalhos.
    Telma

    1. Telma,
      O furoshiki é simplesmente um tecido quadrado que pode ser adequado ao tamanho do objeto.
      No post tem alguns vídeos ensinando a fazer alguns embrulhos, só tem que adequá-los.
      Hisae Kaneoya

Leave a Comment