Nipocultura: a cultura japonesa ao seu alcance

Washi | 和紙 : processo de fabricação

A produção do washi (和紙) é semelhante ao papel comum, porém com menos produtos químicos. O processo é longo e complicado e muitas vezes realizado no inverno, pois a água fria inibe a proliferação de bactérias, impedindo a decomposição das fibras.

O washi é tradicionalmente o trabalho de inverno dos agricultores, uma tarefa que complementa seu rendimento.

O processo de fabricação do washi consiste em doze etapas: colheita dos arbustos Kozo; cozimento; descascamento e corte da casca; branqueamento nas águas do rio; cozimento da casca branca; Chiritori – remoção de manchas; “espancamento”; ferramentas; formação das folhas utilizando o método Nagashisuki; pressão e separação das folhas; secagem ao sol e ao vento e inspeção e finalização.

Colheita dos arbustos Kozo

Kozo é a matéria-prima para a produção dos papeis washi, uma planta que cresce em torno de 5 metros a cada colheita anual. No inverno, os arbustos Kozo são colhidos, cortando-se os talos de igual tamanho e agrupando-os.

A casca é composta por três camadas: Kurokawa, a camada exterior de cor preta; Nazekawa, a camada média verde e; Shirokawa, a camada interna branca. A maioria dos trabalhos utiliza a camada interna, Shirokawa.

Cozimento do Kozo

Os feixes Kozo são colocados em barris de madeira e cozidos a vapor. Após o cozimento, a água da fervura é derramada  sobre os talos, possibilitando que a casca deslize com facilidade.

Descascamento e corte da casca

O descascamento refere-se à remoção da camada negra exterior das tiras de casca da árvore. A casca amolecida é cuidadosamente pisada na água e esfregada entre os pés para a remoção da casca preta, sem danificar as fibras. Em seguida, a camada verde é cuidadosamente raspada com uma faca. A brancura natural do trabalho é determinada por quanto da camada verde é removida. Descolorações e cicatrizes também são removidas nesta etapa. A tira de kozo é mantida a mais longa possível. A fibra que se obteve, shirokawa, é secada em local fresco e sombreado até que esteja pronta para processamento adicional.

Branqueamento nas águas do rio

A casca clara é colocada na corrente de um rio de águas rasas e limpas para lavar todas as impurezas. Ao mesmo tempo, o branqueamento da casca ocorre sob a luz direta do sol que lhe fornece uma coloração branca natural.

Cozimento da casca branca

O cozimento é feito em uma grande banheira até que a casca branca fique macia. Nesta etapa, destaca-se a importância do cozimento uniforme para que as fibras tenham uma composição consistente. As fibras são cozidas em uma solução alcalina por duas horas. Tradicionalmente, extraía-se a substância alcaloide das cinzas das árvores. Atualmente, utilizam-se cal hidratada, carbonato de sódio, soda cáustica, entre outros. A qualidade e a textura do washi são determinadas conforme a quantidade de materiais não-celulósicos contidos nas fibras.

Chiritori: remoção de manchas

Chiritori é o nome atribuído ao processo de lavagem e limpeza das fibras, após o cozimento das mesmas. Uma pequena quantidade de fibra cozida é posta em uma cesta de bambu, flutuando na água, e são retirados a mão: partes cozidas de forma desigual, tecido cicatricial e áreas descoloridas.

“Espancamento”

Com  um martelo de madeira, postam-se as fibras Kozo em uma pedra e bate-se contra elas. O processo é realizado diversas vezes para se criar fibrilação no papel.

Ferramentas

Existem duas ferramentas essenciais na produção de washi: suki bune e suketa. Suki bune é feito de pinho ou cedro, mas pode ter um revestimento com aço inoxidável para maior durabilidade do material. O molde de fabricação de papel no estilo japonês consiste na exclusiva tela flexível e removível, feita com tiras de bambu fino que são mantidas no lugar com fios de seda.

Formação das folhas utilizando o método Nagashisuki

A polpa de celulose Kozo e Neri são misturadas em água. Em seguida, utilizando-se o su (tela de bambu) e o keta (molde de madeira) a mistura é movida para frente e para trás, assim como para os lados, o que  preenche o espaço, formando a folha de papel. Uma camada de fibra se deposita e o processo é repetido inúmeras vezes, até se obter a espessura desejada.

Pressão e separação das folhas

A tela com a folha de papel é removida do molde e posta em um local onde se guardam as folhas recém-feitas. Estas são deixadas durante uma noite para drenar naturalmente. No dia seguinte, aplica-se mais pressão sobre os papeis, cuidando para não se danificá-los. Tal procedimento tem a duração de 6 horas e retira mais 30% da umidade.

Secagem ao sol e ao vento

Centenas de papel são pressionados gradualmente durante a noite para se remover o excesso de água. Os papeis são então separados e, um por um, colocados em placas de secagem e levados ao sol. O sol e o vento vão secar e branquear o papel.

Inspeção e finalização

Folhas secas de papel Kozo são inspecionadas sob a luz para sua classificação por espessura, cor, etc. Por fim, o washi está pronto para ser usado!

Referências

Hiromi paper Inc.

Precious Pieces

Wikipedia: Washi

Leave a Comment