Nipocultura: a cultura japonesa ao seu alcance

Sobre o NIPOCULTURA

A cultura japonesa ao seu alcance

O que é?

O NIPOCULTURA foi criado como um site de divulgação da cultura japonesa em 2008. Nossa preocupação não é apenas falar sobre a cultura japonesa, mas guarnecer os artigos com fidedignidade e verificabilidade que essa cultura merece. Publicamos também trabalhos acadêmicos que tenham como tema aspectos da cultura japonesa e os japoneses. Somos também replicadores de sites que contêm artigos, além de divulgarmos eventos e publicações correlatas que acontecem em todo o Brasil e no Japão, por meio de nossa página no Facebook.  

Para cumprir com o lema “a cultura japonesa ao seu alcance”, o NIPOCULTURA também é um intermediador para encontrar pessoas que dominam alguma arte japonesa ou tenham qualquer ligação com a cultura japonesa. Ademais, provê consultoria e suporte em eventos, atendendo associações, escolas, instituições municipais, estaduais e empresas.

Missão

A CULTURA JAPONESA AO SEU ALCANCE

Promover a preservação, divulgação e conhecimento da cultura japonesa, bem como incentivar e apoiar as iniciativas voltadas a esta finalidade. Formar lideranças, incentivar o voluntariado e o desenvolvimento de atividades.

Visão

“Ser uma organização que contribui para uma maior riqueza da pluralidade cultural do Brasil, apresentando a cultura nipônica.”

Objetivos

Divulgar a cultura japonesa no mundo àqueles que têm o português como língua principal.

Valores

Gratidão, dedicação, união. 

Gratidão às pessoas, às oportunidades de encontros, ao entorno; gratidão à Vida. 

Dedicação ao próximo, à saúde mental, emocional, ética e social da comunidade. 

União: objetivamente de propósitos e objetivos. Subjetivamente, usufruir a oportunidade de externar as virtudes do ser humano, experienciando em comunidade o bem-estar da harmonia, da alegria, do bom humor e do respeito. 

Cada um colaborando com o que sabe fazer melhor – Diz o provérbio japonês Juu nin Tooiro – 10 pessoas, 10 cores, que a Senhora Chizuru Shimizu adaptou para Juu nin Juu yaku – 10 pessoas, 10 talentos – ou 10 pessoas, 10 valores. Juntos, somos fortes. Juntos, realizamos. Juntos, superamos. Juntos, somos gratos. 

Vamos nos esforçar, sempre dar o melhor de nós. O resultado será sempre positivo 

Todos trabalhamos juntos com um objetivo em comum. A amizade e, o respeito ao próximo está sempre presente nas realizações do grupo. Promover a harmonia é esforço de todos.

Seishin seii – Pensamento e sentimento sinceros; Isshin fuuran – De todo coração, de alma inteira. Buscamos sempre estar por inteiro naquilo que nos propomos fazer. Desta forma nos sentimos felizes de estarmos juntos e reconhecemos no outro o esforço, a dedicação, a consideração, e a gratidão.

A marca

O conceito da marca é a purificação da mente através da cultura japonesa.

Atividades:

Clique aqui para verificar as atividades realizadas pelo Nipocultura.

Nossa história:

Clique aqui para conhecer a nossa história.

Fomentadores

Iochihiko Kaneoya

Formado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), e pesquisador da cultura japonesa.

Escreveu artigos sobre:

A Alma do Povo Japonês; Contos do Folclore Japonês; Imigração Japonesa no Brasil e em Santa Catarina. A Shindo Renmei; O Haikai; Fontes Ideológicas das Artes Marciais Japonesas; O Bushidô; O Futuro da Escrita Ideogramática; O Ideograma como Linguagem; A civilização que inventou o Ideograma; O ideograma e a língua japonesa; Etimologia do Kanji; Xintoísmo: mitologia e sua influência na formação da cultura e do caráter do povo japonês entre outros; comentou filmes como: O Livro de Cabeceira na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; Hiroshima Mon Amour,  Rapsódia em Agosto, Balada de Narayama na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.

Apresentações: 

Faculdade ASSESC – Imigração Japonesa no Brasil e em Santa Catarina; Centro de Educação Continuada – Imigração Japonesa no Brasil e em Santa Catarina; Semana Cultural Japonesa sobre o tema – A Etimologia do Kanji; A Alma do Povo Japonês, Semana da História UFSC – A Teogonia do Japão segundo o Xintoísmo; Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina: A Poesia Haikai; Encontro dos Poetas da Trindade: A Poesia Haikai; NEJAP: A Teogonia do Japão segundo o Xintoísmo; NETI: Fatores que Influenciaram na Formação do Caráter do Povo Japonês; NEJAP: A imigração japonesa no Brasil e em Santa Catarina.

Hisae Yagura Kaneoya 

Formada em Publicidade e Propaganda pela Faculdades Integradas Alcântara Machado e em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Atividades:

Administra o Nipocultura de 2008 até a presente data. Foi Diretora Cultural da Associação Nipo-Catarinense de 2004 à 2008; Secretária da Federação das Associações Nikkeys de Santa Catarina (FANSC) de 2008 à 2010 e de 2014 à 2018. Foi Vice-Presidente na Associação Sul Brasileira dos Bolsistas no Japão (ASBBJ) de  2016 à 2018 representando o Estado de Santa Catarina.

Algumas realizações:

Em 2011 e 2012 produziu o Concerto pelo Japão e o Concerto Arigatô Brasil para a soprano Masami Ganev; em 2012 realizou o Concerto Japão 4 Estações com a soprano Masami Ganev e o violonista Igor Ishikawa Foi apresentado na Biblioteca Pública Municipal Barreiros Filho, no espaço Jurerê Classic; e em 2015, no Teatro Álvaro de Carvalho. Neste mesmo ano, produziu a Noite Japonesa realizada no Teatro Ademir Rosa. Em 2017 realizou o espetáculo En – Laços do Destino no teatro do Multiuso São José e em 2018 realizou o recital “A Cerejeira e o Ipê” com a soprano Masami Ganev e Igor Ishikawa.

Formação do grupo Nipocultura

Chizuru Shimizu sensei

Veio para o Brasil através da JICA em 2017 para divulgar a culinária japonesa do dia a dia em Santa Catarina. Com suas várias qualificações, Chizuru Shimizu sensei passou a atender as solicitações do Nipocultura na divulgação da cultura do kimono, culinária japonesa e diversos outros temas. Atua desde então como Consultora neste grupo.

Chie Mori

Participou do treinamento da JICA – Ativação da comunidade nikkey por meio do quimono em 2019.

Clarissa Mineko Takahachi

Formada em Design Gráfico na Universidade Paulista e Técnica Ambiental no Instituto Federal de Santa Catarina.

Elaine Mitie Nakamura

Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas, Mestra em Ecologia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. É técnica de laboratório na UFSC, e também atua na educação à distância. Colaboradora nos eventos e atividades do Nipocultura, tem como motivação a divulgação dos costumes japoneses em Santa Catarina.

Koji Kaneoya

Formado em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Responsável pelo site www.nipocultura.com.br

Luciana Miashiro Lima

Graduada em Letras e Literaturas Português, Mestre em Estudos da Tradução e Doutoranda em inglês: estudos linguísticos e literários pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.
Responsável pelo serviço de tradução da Secretaria de Relações Internacionais da UFSC.
Apaixonada por línguas e pela arte do origami desde a infância.
Integrante do grupo Amigos do Origami.

Marina Oikawa

Longa experiência no Japão na arte de valorizar o seu produto, transformar e reutilizar.

Sua habilidade é criar e costurar.

Marisa Mallmann

Coordenadora do Grupo das Arteiras, voltado à pesquisa e disseminação do Bordado Sashiko.

O gosto pelas linhas e agulhas são herança materna.

Encontrou no Sashiko seu caminho para o resgate da sua origem nipônica.

Midori Kobashigawa de Barros

Formada em turismo, dedica-se à culinária, e dá suporte em todas as atividades promovidas pelo grupo.

Dedica-se hoje à culinária através da @devoreicomamor

Noemia Hiromi Tokoro

Morou mais de 10 anos no Japão e foi aqui, com a Chizuru Shimizu sensei, que aprendeu as técnicas de costurar e vestir yukatas.

Através da confecção de yukatas quer levar às pessoas toda a alegria e a beleza da cultura japonesa.

Ricardo Hayashi

É proprietário do Truck do Haya participa dos eventos na área da culinária e auxilia na organização/coordenação dos eventos e em diversas atividades do grupo Nipocultura.

Sandra Harumi Kamia Yagura

Formação em dança.
Coreógrafa na escola Heisei e do grupo Heisei Naruko Kai para o Festival Yosakoi Soran.
Formação no curso de eventos do Senac.
Participação na organização de vários eventos de cultura japonesa em São Paulo com destaque na parte artística.

FALE CONOSCO:

Whatsapp: (48) 99608-9500

E-mail: nipocultura@gmail.com