A alma do povo japonês | Conseqüência no ideário do guerreiro

A alma do povo japonês | Conseqüência no ideário do guerreiro

150 150 Iochihiko Kaneoya

ryudragon.uol.com.br

Por quase 700 anos o Japão foi governado por militares. Sob o governo do shogunato, o Japão, com poucas exceções, isolou-se do mundo ocidental, mantendo entretanto, ligações com os reinos da Coréia e da China, ocupadas sob o shogunato de Toyotomi Hideyoshi. Porém, antes mesmo do governo dos shoguns, o Japão já havia trazido destes países uma cultura mais avançada: a cerimônia do chá, a carpintaria, a pintura, a fundição de metais, a escrita, o budismo, o confucionismo e a organização política, entre outros.







Instalado o shogunato, o governo dos militares encontra poderoso efeito catalisador nas ideologias ético-religiosas do povo, uma das razões que podem explicar tão longo reinado dos shoguns.

O budismo molda o guerreiro ideal: dá-lhe conforto espiritual no destino, aceitação do inevitável, compostura estóica frente às adversidades, desapego à vida e destemor diante da morte; o xintoísmo deu ao guerreiro a elevada consciência de ser um povo descendente de deuses, homens superiores, portanto; aprendeu a lealdade ao superior, o respeito aos ancestrais e a piedade filial. A ética confucionista, em tudo convergente com os ideais religiosos, enriquece o já rico ideário religioso-filosófico ao pregar as virtudes da honestidade, da sabedoria e da benevolência ao vencido.

A sabedoria como obrigação moral pregada pelo confucionismo e como caminho para a iluminação na doutrina budista, faz do samurai também um cultor das artes intelectuais, o que ficou conhecido como Bun-bu-ryodo, o caminho da espada e do pincel. Inúmeros samurais dedicaram-se também à poesia, pintura e à religião tornando-se monges.

Deste amplo ideário ético-religioso-filosófico surge o Bushidô, literalmente, o caminho do guerreiro, cujos princípios altamente morais norteavam o comportamento do samurai, e por isso, era mais um código de honra, cuja obediência por si só já constituía alta honra

Iochihiko Kaneoya

Formado em Direito e mestrando em cultura japonesa pela Universidade de São Paulo - USP. Pesquisador da cultura japonesa.

All stories by : Iochihiko Kaneoya
2 Comentários
  • Ribamar Lopes 7/05/08 at 14:44

    Excelente resumo da história da formação do Samurai, que ainda hoje reflete na alma do povo japonês.

Leave a Reply