Estruturação tradicional de uma refeição japonesa

Estruturação tradicional de uma refeição japonesa

150 150 Nipocultura

shokutaku

A refeição para os japoneses é constituída de duas categorias: Shushoku (主食) – prato principal e Fukushoku (副食) – acompanhamentos, que também são denominados okazu (おかず).







O ator principal da mesa de refeição é o arroz – gohan (ご飯), rico em carboidrato e proteína de origem vegetal. Okazu são pratos de verduras, peixes e outros, temperados com shoyu ou misso que são condimentos à base de soja fermentada. O okazu tem o papel coadjuvante de estimular o apetite para facilitar a ingestão de arroz. Assim, considera-se uma refeição padrão aquela em que gohan e okazu são servidas ao mesmo tempo.

A estética da culinária japonesa é baseada na filosofia que prega que “o ideal da cozinha é não cozinhar”, assim busca-se servir os alimentos em um estado próximo ao natural, sem deixar aparentes na superfície as técnicas artificiais. Com isso, descartam-se os pratos cujas cores e formas dos ingredientes se tornam irreconhecíveis por estarem cobertos de molho e faz-se o arranjo dos pratos de modo a valorizar suas formas e cores naturais.

shoku1

Na maneira tradicional de servir a refeição, preza-se a estrutura assimétrica e cada um tem a sua mesa de refeição individual – hakozen (箱膳). Assim os pratos são servidos individualmente e cada acompanhamento servido em vasilhas separadas. Isto possibilitou o desenvolvimento de vasilhas de cerâmica ou laqueadas de tamanho pequeno e de formas variadas. Como muitas vasilhas tinham desenhos, desenvolveu-se também a técnica de arranjar a comida de forma a harmonizá-la com esse tipo de recipiente.

shoku2

shoku3

shoku5

shoku6

Fontes: http://www.okomeland.com/mame15.htm, http://haradaiko.tea-nifty.com

4 Comentários
  • Bem, trabalho de lavador de prato não deve faltar… Imagina ficar lavando esse monte de tigela, por pessoa.

    Eu que já acho ruim lavar as panelas…

  • AHAHA! Pensei a mesma coisa. Estéticamente é lindo, mas imagina só o pobre do empregado que lava essas coisas…! É muito pratinho por pessoa! A sorte é que os hashis são jogados fora, pelo menos são abstraídos talheres, AHAHA!

  • O povo excepcional se preocupa com coisas superiores, os outros se preocupam com a pia cheia.

Leave a Reply