Etimologia do kanji

Etimologia do kanji

150 150 Iochihiko Kaneoya

Caminho (do, to, michi) – 道 







Significa caminho, via, estrada. Formado por um radical que significa pés (parte da esquerda) e outro à direita que significa pescoço (kubi). O radical pés dá ideia de movimento, de ir, caminhar, de andar para frente, avançar. Em tempos antigos os homens acreditavam que carregar as cabeças do inimigo como sinal de vitória e eficácia de sua ação, espantava os maus espíritos. Depois, costumavam deixá-las expostas na entrada principal dos povoados. Onde estavam as cabeças era então a estrada, o caminho.

referência:

http://www.arctranslation.com/kanji.html

 

Felicidade; boa sorte  (fuku) –  福 

     

Formado a partir do radical à esquerda que significa altar para oferendas (os traços inferiores significam, a partir da esquerda, a lua, o sol e a estrela). A da direita é composta por uma roça, uma grande boca  e um frasco de saquê, o que significa saúde. Felicidade então, é ter boca ou saúde para desfrutar do alimento, do saquê e ter um altar para as oferendas, ou seja, comer, beber e ter uma crença: saúde do corpo e da alma. Com o tempo, seu significado original deixou o campo religioso e hoje significa felicidade de modo geral e boa sorte.

referências:

The key to kanji – Noriko Kurosawa Williams – Cheng & TsuiCompany, Inc, 2010, pág 268

ilustração:  http://www.arctranslation.com/kanji.html

Iochihiko Kaneoya

Formado em Direito e mestrando em cultura japonesa pela Universidade de São Paulo - USP. Pesquisador da cultura japonesa.

All stories by : Iochihiko Kaneoya

Leave a Reply