Hakone Ekiden (箱根駅伝): maratona das universidades

Hakone Ekiden (箱根駅伝): maratona das universidades

150 150 Hisae Yagura Kaneoya

No Japão, nos dias 2 e 3 de janeiro acontece o Hakone Ekiden (箱根駅伝) – oficialmente conhecido como “Maratona de revezamento Tokyo-Hakone” (東京箱根間往復大学駅伝競走). Trata-se de uma maratona de revezamento competido entre universidades, cujo percurso consiste na saída do distrito de Otemachi – em Tokyo – até o resort de Hakone – na prefeitura de Kanagawa, totalizando 217.9 km.







No primeiro dia a distância a ser percorrida é de 108 km e no segundo, de 109.9 km.

O trajeto entre Tokyo e Hakone é dividido em cinco seções, com a média de 21.79 km a serem percorridos por cada corredor. Cada competidor corre uma seção e, nas estações, reveza com outro membro de sua equipe, esta composta por dez integrantes.

Shizo Kanaguri concebeu a ideia da maratona de revezamento entre as universidades, a fim de identificar um corredor que pudesse competir no mundo, pelo Japão. Kanaguri foi atleta em seu tempo de estudante e participou dos Jogos Olímpicos de Estocolmo de 1912, como um dos representantes dos corredores japoneses de maratonas.

Em 2011, Kenji Nakashima venceu a corrida pela Waseda University. O título é o primeiro em 18 anos de participação na Tokyo-Hakone Ekiden.

Site oficial do Tokyo-Hakone Ekiden

Fontes:

Breitbart

Hakone Ekiden

Kyodo News

Wikipedia: Hakone ekiden

Hisae Yagura Kaneoya

Publicitária formada pela Faculdades Integradas Alcântara Machado - FIAM/FMU e bibliotecária/gestora da informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Elabora projetos culturais e organiza eventos.

All stories by : Hisae Yagura Kaneoya

Leave a Reply