Kokeshi | こけし

Kokeshi | こけし

150 150 Hisae Yagura Kaneoya

Kokeshi (こけし) são as bonecas japonesas originárias do norte do país. Manufaturadas em madeira, são compostas por duas partes: um tronco – com desenhos florais sobre  fundo vermelho, preto ou amarelo – e uma grande cabeça com linhas pintadas para delinear o rosto. Nota-se que essas bonecas não possuem pernas e braços.







Existem dois tipos de bonecas: as tradicionais (Dento)  que seguem padrões definidos de cada área. São elas: Tsuchiyu, Togatta, Yajiro, Naruko, Sakunami, Yamagata, Kijiyama, Nanbu, Tsugaru, Zao-takayu, e Hijioro; e as modernas (Shingata) que não se limitam a padrões de uma região, possibilitando liberdade total aos artistas quanto a cores, formas e desenhos.

Dento: Bonecas tradicionais japonesas
Shingata: Bonecas modernas

Inicialmente, as kokeshi foram produzidas pelos kiji-shi – artesãos da madeira -, em Shinchi, Tagata (Miyagi).  A técnica se espalhou para outras estâncias termais da região de Tojoku. Acredita-se que as bonecas foram originalmente feitas para serem vendidas como lembrancinhas aos visitantes das fontes termais do nordeste do Japão.

As kokeshi são utilizadas em cerimônias de enterro de crianças que faleceram antes de completar 12 anos. Os okinawanos – japoneses da ilha de Okinawa – creem que a alma dessas crianças se fixam nas bonecas e, para não se sentirem sozinhas após a morte, as kokeshi são colocadas em cima da lápide ou em casa. Para alegrar seu espírito, oferecem-se frutas, origamis e brinquedos às bonecas.

As bonecas também simbolizam sorte, felicidade e longevidade. Para o lar, prosperidade e felicidade.

Referências:

Bocaberta.org

Futricô

Japanya

Wikipedia: Kokeshi

Wikipédia: Kokeshi

Hisae Yagura Kaneoya

Publicitária formada pela Faculdades Integradas Alcântara Machado - FIAM/FMU e bibliotecária/gestora da informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Elabora projetos culturais e organiza eventos.

All stories by : Hisae Yagura Kaneoya
1 comentário

Leave a Reply