Kyūdō (弓道) | O que é Kyūdō?

Kyūdō (弓道) | O que é Kyūdō?

150 150 Rafael

kyudo5.jpg

O Japão possui inúmeras artes marciais, dentre elas, a mais antiga é o Kyūdō (弓道,O Caminho do Arco). A arte do arco e flecha, assim como outras artes japonesas, busca expressar o equilíbrio entre mente e espírito. Possui uma rica história e suas tradições são muito respeitadas no Japão. Estudiosos da cultura japonesa consideram o Kyūdō como sendo umas das mais puras artes marciais japonesas Budô(武道、o caminho do guerreiro).







Influências da cultura zen-Budista e do shintoísmo são visivelmente percebidos. Pode-se notar as marcas do shintoísmo no respeito refinado demonstrado ao arco e ao dojô (local onde acontece a prática). Por outra perspectiva, a clutura zen-budista legou influências na filosofia e nos costumes do Kyūdō.

Não se trata de focar um alvo exterior, mas o arqueiro e o alvo estão unidos, integra-se o alvo a si mesmo. É preciso esquecer o arco que atira, esquecer-se a si mesmo, fazer-se um com o arco e o alvo, esticar em direção ao infinito sem conhecer o ponto de chegada.

Mestre Toko Anzawa

Os praticantes do Kyūdō, na realidade, não se envolvem com essa arte para apenas aprender a atirar flechas. Ser parte do arco para atingir suas metas e ter um melhor entendimento sobre si mesmo são alguns dos motivos que podemos destacar. Ter um domínio quanto aos modos, compreensão da cultura dessa arte e prática das habilidades envolvidas são buscas constantes. O Kyūdō também mostra-se ser uma referência, para nós ocidentais, no intuito de melhor entendermos e aprender um pouco do pensamento japonês.

Imagem :  Eikenkai


6 Comentários
  • Nelson Bertulucci 25/05/08 at 11:02

    No Brasil, onde posso aprender kyudo?

  • Rubens Matos 12/08/08 at 21:40

    Parabéns, pelo site… muito enriquecedor para a cultura brasileira….

    Gostaria de saber onde pode-se praticar aprender kyudo no Brasil, especialmente no RJ?

  • Simone Cecília Meneghello Cortez 30/11/08 at 20:29

    Fiquei muito feliz ao dar de encontro com este “site”. Muito bem organizado, com textos de muito interesse e que nos levam a buscar um aprofundamento. Estive por duas vezes no Japão, pretendo voltar outras, para estudar a Arte japonesa, seus conceitos, sua profunda ligação com a Natureza, a espiritualidade e o caráter od artista.

  • Rene Guimarães 14/05/09 at 11:18

    Rubens,

    no Rio de Janeiro existe um grupo de prática do Kyudo, que é o Kyudo-Kai. Vc os encontra no site http://kyudo.bandolo.net.

  • Olá, gostei muito do site, parabens!!!!!!!!!

    Gostaria de sabe onde posso aprensde o Kyudo, masi especificadamente no RS!!!!!

    Arigatô minna!!!!!!!

    Ja ne!!!!!!!!

Leave a Reply