Nagayama Yoko (長山洋子)

Nagayama Yoko (長山洋子)

150 150 Mari Kamia

www.sarudama.com

Nagayama Yoko é uma famosa cantora do estilo enka (música folclórica japonesa), bastante conhecida pela sua voz forte e cristalina e também pelas suas dinâmicas técnicas no shamisen. Nasceu em Tóquio no ano de 1968. Já foi cantora do estilo j-pop e atualmente divide a sua vida profissional entre a carreira de cantora do estilo enka e atriz.







Com a ajuda do pai, começou a cantar músicas do estilo minyo (um tipo de música folclórica japonesa) aos 4 anos e aos 10 começou a tocar o shamisen.

Mesmo contra os desejos de seus pais, Nagayama Yoko planejava se tornar uma cantora profissional de enka assim que terminasse o ensino fundamental. Contudo a tradição não a favorecia, pois os fãs preferem que os cantores deste estilo tenham mais idade. Ela dá então os seus primeiros passos na carreira musical no estilo j-pop com a música Haru wa SA-RA SA-RA (春はSA-RA SA-RA).

Durante a sua carreira no j-pop, ela emplacou nas paradas de sucesso, hits como: Venus (uma nova versão da música Shocking Blue’s de 1969), You’re My Love, Kanashiki Koibitotachi, Heart ni Hi wo Tsukete e Hangyaku no Hero. Nesta mesma época a cantora participou de vários j-dramas (novelas japonesas), como Jidaigeki Sanbiki gi Kiru, Minipato yori Ai wo Komete e Yuwaku. Para o desgosto da cantora, suas atuações como atriz estavam se tornando cada vez mais freqüentes e sua carreira musical estava em declínio.

Mas em 1993 surgiu a tão desejada oportunidade e ela deu início a sua tão desejada carreira como cantora enka, gravando o seu primeiro sucesso Higurashi. No mesmo ano ela fez a sua primeira aparição na 44ª edição do famoso NHK Kouhaku Utagasen, realizado todos os anos em comemoração ao Ano Novo.

Fontes:
http://wiki.d-addicts.com/Nagayama_Yoko
http://en.wikipedia.org/wiki/Yoko_Nagayama
http://www.river-f.com/store/backissue/2005/page/apr05.htm#Anchor0401
http://www.jvcmusic.co.jp/yoko/

Mari Kamia

Meu nome completo é Carla Mari Kamia, sou formada em Educação Física e atualmente trabalho como professora de natação e hidroginástica em uma academia aqui em Florianópolis. Sou sansei (terceira geração de descendência japonesa) e convivo com a arte da música desde meus 6 anos de idade, quando participei do meu primeiro campeonato de Karaokê na Zona Norte de São Paulo. A partir desse dia, não parei mais de cantar em campeonatos e conviver com a música. Participava de campeonatos de São Paulo em pequenas associações, campeonato Paulista e Brasileiro até os meus 21 anos e, atualmente, só por lazer. Adoro música e principalmente músicas japonesas, e aprecio de tudo um pouco!

All stories by : Mari Kamia
1 comentário

Leave a Reply